Despedida do GOL foi feita sob aplausos em Taubaté
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/12/B8DF376B-D5B5-403E-A822-BA286CA22552-1024x716.jpeg)
Foram quatro décadas, três gerações, 10 motores e 8 mudanças de estilo. Sem contar as inúmeras séries especiais. O GOL que foi líder de vendas por quase duas décadas no mercado brasileiro, finalmente deixou de ser produzido. E não se trata de um Last Edition, modelos que foram produzidos em novembro e já entregues aos proprietários. O último Golzinho é um cinza Platinum com motor 1.0 MPi, um carro comum como os milhares produzidos nos últimos dias na fábrica de Taubaté.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/12/73AF5587-7BE5-4F9C-93BA-D51AE0BB6073.jpeg)
A última unidade deixou a linha de produção sob aplausos dos funcionários que agora entram em férias coletivas enquanto a linha é preparada para a produção em massa do Polo Track.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/12/F3DBD63A-BE14-49AC-A252-F02AE6C54BFA.jpeg)
Quebrando protocolos que não permitem fotos ou vídeos na linha de produção de automóveis, vários funcionários postaram nas redes sociais as imagens do carro após a montagem indo para o processo de pintura. Depois, na montagem, recebe mais aplausos e homenagens de funcionários com gorros de Papai Noel. Uma faixa improvisada foi colocada na inspeção final para marcar o momento.
Qual é o chassi?
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/12/6B14E3B2-E87A-4751-A771-308D356B8187-1024x461.jpeg)
O último Gol de chassi PT108470 foi pintado na cor cinza Platinum e foi encomendado pela Localiza, afinal as vendas diretas marcaram esta última fase do compacto que chegou ao mercado em 1980. A fábrica de Taubaté, aliás, foi erguida somente para produzi-lo. E aí que parece esse último carro não será guardado pela Localiza e sim oferecido aos seus clientes que podem nem saber que se trata de um “último modelo”.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/12/D0AF31DB-A0AF-4704-BE51-260733951070-768x1024.jpeg)
O AutoShow chegou a publicar que a produção poderia ser estendida até o dia 31, algo que a Volkswagen não descartou em nota oficial de resposta ao nosso site. No entanto, a produção do Polo Track precisa acelerar e durante as férias coletivas a linha de produção será ajustada para ampliar a montagem do novo modelo.
Polo Track já está em produção
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/12/6E34D5EF-D8CE-45A7-9C86-BA8107CA6F19-827x1024.jpeg)
O Polo Track já foi apresentado e será o substituto natural do Gol, ao menos no posicionando de mercado. Sua produção já foi iniciada em uma parte da fábrica e logo ocupará todas as linhas de Taubaté.
Ele usa a plataforma MQB de todos os demais produtos da marca (exceto a Amarok). Com o visual do antigo Polo, com rodas de 15 polegadas recobertas por calotas, bancos em tecido e o mesmo motor 1.0 MPI do Gol associado ao mesmo câmbio de cinco velocidades. Ao preço de R$ 79,9 mil ele já é oferecido nas concessionárias e deverá ter as primeiras unidades entregues ainda em janeiro.