AutoShow

Tudo que o Hyundai Creta indiano tem e o brasileiro não tem

Crossover compacto é renovado na Índia com novo visual e motor mais potente e eficiente que o nosso. Por Marcos Camargo Jr

Hyundai Divulgação

A Hyundai tem muita força no mercado indiano, o maior entre os países em desenvolvimento. São 326 milhões de veículos, uma frota e tanto para um país que supera 1 bilhão de pessoas. A Hyundai oferece 6 SUVs no mercado indiano e acaba de renovar um produto que nós conhecemos bem: o Creta. No entanto as mudanças foram profundas deixando o “nosso” modelo feito em Piracicaba/SP desatualizado especialmente na motorização.

Hyundai Divulgação

Depois do vazamento de imagens nas últimas semanas e até a divulgação da foto oficial, agorea o novo Creta 2024 estreia no mercado indiano. Depois do desenho já divulgado, a grande novidade fica por conta da motorização com opçao de um 1.5 turbo de 160cv Smartstream. Aliás, para o mercado indiano também existe a opção 1.5 aspirada e 1.5 turbodiesel.

Hyundai Divulgação


No design o Hyundai Creta 2024 ganha linhas mais quadradas com uma moldura mais ampla. Os farois convencionais estão dispostos na vertical, abaixo, e na traseira, há largas lanternas unidas em uma peça única. Nas laterais a larga coluna C em cor diferente e o perfil das portas bem como para-lamas e molduras indicam que se trata da mesma geração.



Por dentro, o novo Hyundai Creta tem duas amplas telas de 10,25 polegadas, sendo uma de painel de instrumentos e outra de central multimídia com conexão com smartphones. O SUV compacto tem freio a disco nas quatro rodas, câmeras de 360 graus, alerta de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, teto solar panorâmico, bancos dianteiros ventilados, sistema de som Bose com oito alto-falantes, entre outros.

Hyundai Divulgação


A Hyundai equipa o Creta indiano com motor 1.5 litro turbo que rende até 160 cv com 25kgfm de torque associado ao câmbio automático de seis velocidades. Também oferece o SUV compacto com propulsores 1.5 litro aspirado de 116cv e o turbodiesel 1.5 de 115cv.

Hyundai Divulgação


A expectativa é que o Creta renovado também esteja disponível no Brasil com o propulsor 1.0 TGDi turbo, que entrega até 120 cv, mas pode ter uma versão 1.4 litro turbo de 160 cv, substituindo o 2.0 Nu aspirado, que é um propulsor do antigo Tucson e iX35. A Hyundai não confirma estas informações que são mera especulação da imprensa especializada internacional.