AutoShow

Toyota Yaris sedã XLS: pontos positivos e negativos

Avaliamos o três volumes da Toyota que custa entre R$ 70 e R$ 86 mil. Por Marcos Camargo

Com dois anos de mercado o Toyota Yaris é o substituto natural do Etios mas na maioria dos mercados usa sua plataforma e motores com um design mais moderno e bom nível de equipamentos. Equanto espera um profundo facelift previsto para o ano que vem, o Yaris sedã XLS é a versão atual mais equipada vendida por R$ 85,9 mil. Mas o que ela tem? Quais são os pontos positivos e negativos desse Toyota?

Pontos positivos

Motor confiável

Por incrível que pareça seu motor que já está perto de completar dez anos de vida  é seu maior ponto positivo. Nas versões mais caras o Yaris tem 1.5 Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 105/110 cavalos de potência, respectivamente com gasolina e etanol, sempre a 5.600rpm. O torque máximo é de 14,3/14,9 kgfm, a 4.000 rpm e a transmissão é automática Multidrive CVT, que simula sete velocidades.  Em um sedã de 1.100kg, o desempenho é agil na cidade e na estrada com baixo consumo de combustivel.

Manutenção mínima

Associado à mecânica, o baixo custo de revisões e confiabilidade mecânica se destacam no Yaris. Sem recall pendente ou problemas crônicos, a fama do motor quatro cilindros garante a ele vida longa sem gastos excessivos de combustível.

Bem equipado

Nesta versão o Yaris consegue entregar uma lista ampla de itens de série, conforto e até mimos incomuns no segmento como teto solar elétrico. Na XLS o Yaris vem de série com roda de liga leve 15″ com acabamento na cor prata, acabamento interno das portas em tecido, abertura elétrica do porta-malas, abertura interna do tanque de combustível, acelerador eletrônico, ajuste de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura, direção eletro-assistida progressiva (EPS), espelho retrovisor Interno com antiofuscamento eletrocrômico, faróis com acendimento automático, ajuste de altura elétrico e função siga-me, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função Auto Up-Down (Com Anti-Esmagamento), chave presencial (Smart Entry), ar-condicionado automático digital, start/stop, luz Diurna de condução (DRL), Maçanetas Externas Cromadas,

Maçanetas Internas Cromadas, Teto Solar Elétrico com Função Anti-Esmagamento, Faróis Halógenos Projetores com Máscara Negra e Linha Guia em LED, Lanterna Traseira em LED, Limpadores de Para-Brisa com Sensor de Chuva, Air air lateral (Dois): motorista e passageiro dianteiro, Air Bag de cortina (Dois Sistemas com Duas Bolsas Cada) e air bag de joelho para o motorista.

Acabamento simples

Todos os compactos padecem desse mal e no Yaris não seria diferente. O acabamento é simples no painel com plástico oco que tenta, ao menos, imitar uma costura sobre couro, mas que é apenas um efeito visual. As portas até contam com apoio de couro e plástico “black piano” mas na parte superior segue com material oco. Nos bancos, há um carpete costurado nas laterais para esconder o trilho, outro sinal de projeto de baixo custo.

Tecnologia com limites

Vale lembrar que só no modelo 2020 ele passou a contar com espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay e mesmo com a atualização ela poderia ter uma interface mais moderna, escura, e sem botões físicos, além de mais uma entrada USB melhorando sua conectividade. Parte dos comandos que poderiam estar na multimídia como consumo, modos de condução e check list do carro estão no cluster que é bem completo.

Preço acima dos rivais

Se por um lado o Yaris custa o mesmo que o rival Honda City, com mesmo perfil do motor e ainda com controle de estabilidade e tração, coisa que o concorrente não tem, ele é mais caro que todos os concorrentes turbinados e aspirados. Na lista estão o Renault Logan Iconic (R$ 79.990), Fiat Cronos Precision (R$ 75.490)  e Ford Ka SE Plus AT (R$ 77.890). Ainda que custe quase o mesmo que os três-volumes turbo Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 84.720) e Hyundai HB20S Diamond Plus (R$ 81.290), a Toyota poderia ser generosa no posicionamento de preços para o Yaris se destacar diante dos rivais.

Anuncie GRÁTIS no site do AutoShow, visite os nossos eventos presenciais e acompanhe nas redes sociais as novidades do mercado, avaliações e tudo sobre carros e motos no site do maior evento sobre carros do país.