SUV tradicional foi lançado há 40 anos e está no quarto facelift. Por Marcos Camargo Jr
Um dos modelos mais longevos da indústria atualmente é o Toyota Land Cruiser 70, SUV tradicional 4×4 que é vendido em vários países. Ao olharmos a versão 2024 de perto notamos que o visual “robusto” e linhas retas estão em alta conectando clientes ao passado.
O SUV diesel que ainda é vendido em muitos países foi lançado originalmente em 1984 e acaba de receber seu quarto facelift dentro da mesma geração há nada menos que 40 anos.
Originalmente a série Land Cruiser 70 estreou como substituta da antiga série 40, que por sua vez estreou em 1960 (foi produzido aqui até 2001). Nós conhecemos a primeira geração do SUV como Bandeirante.
Apesar das novas gerações do Land Cruiser que surgiram ao longo dos anos, a Toyota continuou a oferecer a confiável série 70 em alguns mercados ao redor do mundo, incluindo Austrália e África do Sul e agora até o Japão receberá o tradicional veículo diesel.
Mas o que ele tem de antigo?
O chassi em “escada” é o mesmo introduzido em 1984 no Land Cruiser 70. Mas ele se mantém moderno na medida do possível.
A série Land Cruiser 70 de 2024 traz um novo visual, com faróis de LED redondos integrados à grade em formato de colmeia e piscas salientes que remetem ao design original.
O novo para-choque possui linhas mais limpas, mas mantém a aparência de plástico não pintado, combinando com as extensões das caixas de roda.
Na lateral, os novos para-lamas dianteiros se assemelham mais ao modelo original da série 70 de 1984 e na parte traseira, a Toyota substituiu as lanternas originais por painéis na cor da carroceria.
Assim como seus predecessores, a série 70 atualizada estará disponível nas configurações de cabine simples, cabine dupla, transporte de tropas (uso restrito) e utilitário. O SUV mede 4.890 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.920 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2.730 mm.
Internamente, o novo painel de instrumentos apresenta uma tela de 4,2 polegadas com gráficos retrô, e o console central foi ligeiramente revisado. Na Austrália, todas as versões vêm com uma tela sensível ao toque de 6,7 polegadas para o sistema de infotainment, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A linha 2024 também recebeu Toyota Safety Sense, que inclui alerta de saída de faixa, assistência de sinalização rodoviária, faróis altos automáticos e mais.
A série 70 ainda é baseada no chassi de escada original, mas os engenheiros da Toyota melhoraram o conforto em estrada sem sacrificar as credenciais off-road.
Motor de Hilux
O motor do Land Cruiser 70 é novo até por conta das regras de emissões cada vez mais rígidas. O SUV vem com motor bem conhecido por nós: 2,8 litros quatro cilindros (1GD-FTV) que é o mesmo da Hilux com 201cv e 50kgfm de torque combinado com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades, enviando potência para as quatro rodas através do sistema 4WD.
Em alguns países o Land Cruiser clássico também tem o V8 turbodiesel 4,5 litros de 202cv e 43kgfm de torque mas com transmissão manual de 5 velocidades.
A série Toyota LandCruiser 70 faz sucesso na Austrália, Oriente Médio, Sul da Ásia e no Japão a gigante japonesa irá voltar a oferecer o SUv para atender o público.