AutoShow

Toyota Hilux liga com um simples “imã”? Veja toda a verdade sobre esse boato

Após roubo, vídeo das redes sociais mostra pickup ligando com a aproximação de um imã

Toyota ligando com um suposto imã; será verdade? (instagram reprodução)

Um vídeo publicado no instagram mostra uma mulher narrando o que seria supostamente uma falha de segurança nos carros da Toyota. Ela mostra um pequeno imã e ao aproximá-lo do botão de partida o carro liga imediatamente. Esse veículo foi furtado no estado do Acre e recuperado pela polícia. No mesmo vídeo, a mulher critica a baixa segurança da pickup Hilux e o conteúdo viralizou pelas redes sociais.

Chave imã é possível? Veja a explicação (instagram reprodução)

Mas o que é verdade nessa história? Em primeiro lugar o imã não tem nenhuma função senão trouxer consigo a programação de ignição do carro. Como o carro foi furtado, é bem provável que um ladrao teria tido acesso a chave anteriormente e com ela fez uma cópia da programação. Isso pode ter ocorrido ao deixar a chave cópia nas mãos de outra pessoa que dirigiu aquele veículo anteriormente.

Toyota Hilux 2023 (Marcos Camargo – Autoshow)

Portanto, a afirmação de que a pick-up Toyota Hilux teria sido ligada com um imã pode ser verdadeira. Mas esse imã já trazia consigo a programação para ligar aquele carro especificamente. Imãs comuns não ligam carros e com isso os donos podem ficar tranquilos.

Chave reserva tem o imã com o transponder. Guarde-a em segurança (instagram reprodução)

A chave original do carro tem um dispositivo chamado transponder. Ele faz parte da chave original (fechada) e também na chave cópia podendo ser retirado pela lateral. Essa chave não deve ser entregue a ninguém mas guardada em casa e em segurança. É muito difícil fazer uma cópia desta chave original pois a carcaça precisa ser aberta e o dispositivo, retirado, para fazer a cópia que exige uma complexa programação eletrônica. Mas isso é mais fácil na chave cópia. Por isso, ao deixar o carro com alguém como um manobrista deixe sempre o controle original.

Toyota afirma que seus veículos são seguros e objeto do vídeo é o transponder clonado ilegalmente (Marcos Camargo – Autoshow)

“A Toyota do Brasil informa que o objeto apresentado no vídeo não é um pedaço de ímã, mas sim algo que se assemelha a um componente interno da chave de ignição, que pode ter sido extraído de uma das chaves originais do veículo ou clonado ilegalmente. Portanto, é importante ressaltar que essa ação não denota um defeito de produto, mas sim uma cópia não autorizada da chave eletrônica do carro.
Seguindo os compromissos de qualidade, confiabilidade e segurança que a marca tem com seus clientes, a empresa afirma que não registrou falhas relacionadas a este sistema, amplamente utilizado por várias marcas automotivas em todo o mundo, e que está sempre em busca de constantes melhorias para seus veículos”