Modelo teve desenho renovado e manteve motor 2.8 litros turbodiesel de 224 cv. Por Marcos Camargo Jr.
Assim como o portal R7 Autos Carros tinha confirmado no começo de março, a Toyota Hilux GR-S 2024 foi revelada na Argentina para um grupo reduzido de jornalistas. A pick-up deve chegar ao Brasil em abril com um novo visual, melhorias na suspensão, mas motor 2.8 litros turbodiesel de 224 cv foi mantido pela marca. Mas todas as mudanças da variante mais esportiva veio acompanhada de uma forte subida de preços. Além disso a nova GR-Sport chegará menos de um ano após o lançamento da linha anterior que ficará visualmente defasada.
Visualmente, a linha 2024 da Toyota Hilux GR-Sport ganhou uma nova grade frontal com moldura preta e caixas de ar que a deixaram com um visual ainda mais robusto e esportivo. Também conta com um novo santantônio na cabine dupla, e o interior recebeu novos bancos esportivos.
A Toyota Hilux GR-Sport 2024 ganhou novas bitolas, sendo de 140 mm na dianteira e 155 mm na traseira. Também passa a contar com novos amortecedores monotubo com novas molas, além de ganhar novo sistema de freios com disco na traseira. A pick-up ainda ganhou um ângulo de ataque de 30 graus e de saída de 24 graus.
Em relação aos equipamentos, a Toyota Hilux GR-Sport 2024 conta com pedaleira esportiva de alumínio, sistema de visão 360º, ar-condicionado automático digital de duas zonas, central multimídia com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som JBL Premium Audio System com oito alto-falantes e subwoofer, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis bi-LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de alerta de saída de faixa, sistema de pré-colisão frontal, sete airbags, controle ativo de tração, controle de estabilidade, trava de segurança para roda sobressalente, entre outros itens.
Sob o capô, não houve mudanças. Portanto, a Toyota Hilux GR-Sport 2024 tem o conhecido motor de 2,8 litros turbodiesel, que entrega 224 cv com torque de 55 kgfm. Segundo a fabricante, o modelo ganhou melhorias na calibração da turbina e no controle de injeção, o que ajuda no desempenho da picape. A transmissão é automática de seis marchas, com caixa de redução para tração 4X4.
Ambiente mais hostil
A Toyota venderá a Hilux GR-Sport 2024 por R$ 367.390 e não mais por R$ 352.290 como era na linha 2023, o que representa um reajuste substancial de R$ 15.100. A elevação grande de preços quer justificar os novos itens tecnológicos e principalmente de suspensão da Toyota, que geralmente é fruto de críticas de alguns proprietários quanto a sua estabilidade.
Vale dizer que a Toyota Hilux foi líder de vendas no segmento de pick-ups médias no Brasil em 2022, uma vez que a marca vendeu 48.606 unidades do modelo. A Toyota ficou à frente da Chevrolet S10 com 27.128 unidades e da Ford Ranger com 14.302 unidades emplacadas. Apenas no primeiro bimestre deste ano foram negociadas 6.249 unidades entre janeiro e fevereiro. Contudo, a líder de vendas deve enfrentar uma forte concorrência neste ano com a chegada da nova geração da Ford Ranger 2024 e a partir do próximo ano da nova Chevrolet S10.
Procura um Toyota Hilux? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC