Tiggo 8 Pro é lançado mais barato que SUvs médios concorrentes

Modelo da Caoa Chery montado em Goiás tem motor 1.6 turbo de 187cv. Por Marcos Camargo Jr

imagens Marcos Camargo Jr

A Caoa Chery lança hoje mais um produto para o segmento dos SUVs médios: Tiggo 8 Pro. Posicionado abaixo do Tiggo Pro Max Hybrid e com o novo estilo seguindo o padrão já oferecido na China o SUV de 7 lugares estreia por R$ 188,9 mil. 

O Tiggo 8 Pro estreia novidades como a nova grade mais ampla, logotipo Caoa Chery iluminado, lanternas redesenhadas em LED, novos faróis em LED com alcance superior a 80m e rodas de 19 polegadas com novo desenho.

Nas mudanças de conteúdo o Tiggo 8 ganhou novo painel duplo e curvo, novo console e alavanca de câmbio, reposicionamento das maçanetas internas e som com oito falantes assinados pela Sony. Os bancos são novos com revestimento em couro e agora com três memórias além de iluminação interna com mais cores que se estendem até as portas traseiras. 

A multimídia tem Apple Apple Car Play e Android auto com quatro pontos de carga USB, GPS nativo inclusive na tela à frente do motorista. 

Em segurança a Caoa traz câmera de 540° para auxilio de manobras, seis airbags além dos controles de tração e estabilidade e com pacote Max Drive o Tiggo 8 tem sistema de condução semi autônoma com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de colisão e outros itens de série. 

O Tiggo 8 Pro teve o motor 1.6 TGDI a gasolina foi recalibrado para melhorar eficiência mesmo mantendo os 187cv e 28kgfm de torque combinado com câmbio de dupla embreagem com sete velocidades. O 0-100km/h é feito em 8,6s  o consumo é de 10,1 a 12km/l com gasolina. 

O Tiggo 8 Pro estreia mudanças no motor 1.6 turbo GDI que ganha nova bomba de óleo com pressão variável, novo radiador e outras melhorias. O bloco do motor também foi modificado para oferecer mais rigidez e trabalhar com menor ruído. 

Entre os diferenciais do carro estão conjunto de seis airbags, porta malas com cerca de 1.000 litros com banco traseiro rebatido, painel digital entre outros. 

O novo Tiggo 8 Pro entra na linha de combate com o Jeep Commander que também tem 7 lugares mas também quer a atenção de clientes de produtos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Ford Territory e Honda ZR-V. 

O novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro está disponível nas cores preta, azul, cinza e branca com cinco anos de garantia e condições de financiamento e de seguro em parceria com empresas como Santander, Alfa e Banco Safra. 

A Caoa Chery tem hoje 10 versões ao todo com a linha do Tiggo 5X, Tiggo 7 (Pro e Sport), Tiggo 8 e o iCar. “Nossa previsão é de terminar o ano de 2024 com 9% de share no mercado de SUCs. Em 2023 foram mais de 25.400 unidades vendidas e neste ano já chegamos a 73.000 unidades, crescimento de 190%”, explica Leonardo Lukacs, diretor de Engenharia da Caoa Chery. 

A fábrica já produziu 76.000 unidades este ano na fábrica de Anápolis e ainda importou 1.572 unidades, crescimento notável diante das pouco mais de 26 mil unidades produzidas em 2023. Desde março a fábrica opera acima das 5.000 unidades produzidas por mês. 

A fábrica que tinha 2.040 funcionários em 2023 projeta chegar a 6.000 pessoas operando em três turnos. Agora a Caoa conta conta com 209 robôs, número cinco vezes maior que há cinco anos atrás. A fábrica também será ampliada para atender a elevação da capacidade instalada com mais 11.000 m2 para alocar uma nova área de construção de carrocerias e 10.000 m2 de depósito somando mais de 36.000m2 de áreas novas.