Novidade tem motor turbo 1.0 menos potente que os concorrentes e câmbio CVT: será que vale o preço cobrado? Por Marcos Camargo Jr.
A Caoa-Chery lança o Tiggo 3X, que chega em uma nova embalagem com nova linguagem de design, um esperado motor turbo 1.0 VVT de 98/102cv e câmbio CVT mas com o mesmo preço dos seus concorrentes diretos como Volkswagen Nivus 1.0 TSI e Chevrolet Tracker 1.0 turbo. O AutoShow já acelerou a novidade que chega em duas versões: Plus por R$ 94,9 mil e Pro por R$ 99 mil.
TIGGO 3X estreia de olho em Nivus, Tracker e órfãos do EcoSport. Vale R$ 99 mil? Agora é turbo 105 cv. Veja o vídeo!
Estilo renovado
O visual estreia novos farois afilados agora em LED TEC (mais eficientes), nova grade com elementos cromados, tampa do capô com faixa em preto brilhante, novas rodas e um novo conteúdo.
Por dentro o novo estilo fica mais evidente. Painel, forrações e outros elementos foram renovados bem como a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto (conexão por cabo), cluster com 7 polegadas (na versão Plus combina mostrador analógico e tela menor de 3,5 polegadas), chave presencial com partida por botão e comando de climatização à distância no modelo Pro.
Motor com mais torque
O Tiggo 3X agora estreia o motor turbo três cilindros 1.0 VVT que desenvolve 98cv com 16,8kgfm de torque (gasolina) ou 102 cv e 17,1 kgfm com etanol associado a uma nova transmissão CVT que simula nove velocidades. Na prática, ao longo de 100km, testamos a novidade que se mostra muito mais ágil embora o motor tenha menos potência do que as versões vendidas em outros países e que desenvolvem na casa de 120cv.
Mesmo assim, na cidade o câmbio se mostra bem acertado e aproveita ao máximo a potência disponível. Na estrada, é possível manter entre 110km/h e 120km/h sem dificuldade e com bom nível acústico de conforto. Ainda assim, em aclives, é possível perceber que o motor tem sua limitação e a rotação sobe bastante, mas bem alinhado a outros concorrentes do segmento. A velocidade máxima é de 172km/h segundo a Caoa Chery.
Conta com controle de tração e estabilidade, distribuidor de frenagem e freio a disco nas quatro rodas mas tem apenas dois airbags. Segundo a Caoa Chery o controle de estabilidade versão “9.3” foi desenvolvido pela Bosch e se trata da última geração desse equipamento presente hoje só no Tiggo 8, modelo mais caro da marca.
Dimensões não mudam
O Tiggo 3X evoluiu em alguns aspectos, mas não em todos. Com dimensões reduzidas, ele tem 4,20m de comprimento, 1,76m de largura e 1,56m de altura. Assim, tem 420 litros de porta-malas mas o entre-eixos de 2,55m não é dos melhores e o espaço no banco traseiro é limitado. O mesmo se nota nos bancos dianteiros, um pouco curtos, o que pode cansar o motorista e passageiro em viagens mais longas.
Duas versões
Caoa Chery Tiggo 3x Turbo Plus (R$ 94.990): traz motor 1.0 turbo flex de 102cv com câmbio CVT, ar-condicionado, direção elétrica com volante multifuncional, multimídia com tela de 9″ e sistema Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático, controles de tração e estabilidade (9.3 Bosch), assistente de partida em rampas, assistente de descida, banco do motorista com regulagem de altura, modos de condução ECO/Sport, sensor de estacionamento, luzes diurnas em LED, rodas aro 16″, cluster com painel analógico e digital de instrumentos de 3,5″ , bancos em tecido, 2 airbags, alarme e indicador de pressão e temperatura dos pneus.
Caoa Chery Tiggo 3x Turbo Pro (R$ 99.990): mesmo conteúdo do Pro além de acendimento automático dos faróis, chave presencial com botão de partida e sistema de climatização remoto, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis em LED, painel de instrumentos digital com tela de 7″, câmera de ré, friso nas portas cromado e bancos em couro sintético.
Procura um Caoa Chery Tiggo 3X? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC