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Teste Jeep Renegade 1.3 T270 4X4 2024: o que mudou, motor, consumo e preços

Versões 4X4 não são diesel mas dão conta do recado. Por Marcos Camargo Jr

fotos: Marcos Camargo Jr

O Jeep Renegade já foi líder de mercado entre os SUVs compactos durante quatro anos ininterruptos mas desde 2022 esse posto foi superado. Ainda assim hoje vende quase 3.000 unidades por mês. Hoje ele tem concorrentes como outros modelos da própria Stellantis como Fiat Pulse, Fastback, Peugeot 2008, Citroën C3 Aircross e C4 Cactus sem falar nos modelos de outras marcas mas ainda é um dos modelos mais vendidos em razão do desempenho e custo benefício.

Renegade Trailhawk
O Jeep Renegade Trailhawk mantém todo o visual off road da reestilização de 2021 quando mudou a dianteira, ganhou novidades nos farois em LED e lanternas com novo arranjo, adesivos da versão, rack de teto e vários detalhes em vermelho.

Por dentro é bem sóbrio com bancos em couro preto com emblemas da Trailhawk, molduras e costuras vermelhas do volante e nesta unidade teto solar panorâmico e elétrico.


Mesmo sem mudanças, o Renegade Trailhawk vem completo e agrega os itens da versão S como Keyless Enter ‘n Go, comutação automática dos faróis, faróis de neblina em LED, HDC (Hill Descent Control), Remote start (partida remota), retrovisor interno eletrocrômico, rodas em liga leve aro 17, sensor crepuscular e de chuva, sete airbags (Frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), estacionamento semiautônomo (Park Assist), sistema de monitoramento de ponto cego, teto pintado em preto e tração 4×4 Jeep Active Drive Low.


Motor mais potente do segmento

O motor é o conhecido T270 de 185cv e 27kgfm de torque combinado com câmbio automático ZF de nove marchas. Após a recalibração do motor Turbo GSE não se notam mais falhas que levam ao consumo exagerado de óleo e o trocador de calor está conectado ao radiador do carro. Há quatro modos de condução e itens como freio de estacionamento eletrônico de série.

A versão Trailhawk traz itens desejáveis para um veículo off road como estepe full size, gancho de reboque traseiro, molduras das saídas de ar e alto falantes em vermelho, protetores de cárter, tanque de combustível e transmissão, seletor de terrenos com exclusivo modo Rock (Selec-Terrain) e suspensão off road.

Desempenho e consumo
No teste com o Renegade notamos algumas habilidades da tração 4×4 que são seu maior diferencial. Para saídas de atoleiros leves, inclinações, cascalho e ruas sem pavimentação ele faz a diferença e o motor T270 tem potência mais que o suficiente com seus 185cv com etanol.
O consumo do Jeep Renegade Trailhawk que tem tração 4X4 é mais alto que marca 6,2km/l e 7,5km/l com etanol no caso do percurso rodoviário. Já com gasolina o consumo varia de 9km/l a 10,7km/l na estrada.

Jeep Divulgação

Entre os pontos a melhorar ficam o porta-malas reduzido com seus 316 litros sendo bem raso e com o visual já bem conhecido há anos. No entanto, não há um veículo 4X4 com a capacidade do Renegade à venda hoje em dia mesmo em um amplo universo de SUVs.
Só ele oferece a tração integral além do Mitsubishi Eclipse Cross que custa na mesma faixa de preço e traz menos potência.

Perto dele em motorização há o Hyundai Creta de 167cv com motor 2.0 aspirado mas que é só 4X2. Assim, dentro do que se propõe o Renegade mais equipado faz valer o preço ainda mais com a recente política de 5 anos de garantia que melhora a condição de pós venda.

Preços da linha Jeep Renegade em 2024
Turbo 270 AT6: R$ 118.290
Sport Turbo 270 AT6: R$ 143.990
Longitude Turbo 270 AT6: R$ 160.990


S Turbo 270 AT9 4×4 s/ teto solar: R$ 187.990
S Turbo 270 AT9 4×4 c/ teto solar: R$ 196.990
Trailhawk Turbo 270 AT9 4×4: R$ 187.990