Teste completo: Renault Duster Iconic Plus 2024 (consumo, motor e itens de série) 

Testamos o SUV compacto da Renault com mudanças de visual e de conteúdos. Por Marcos Camargo Jr

Renault Duster ICONIC Plus (Marcos Camargo Jr)

Enquanto a Renault inicia uma transformação no seu porte fólio de veículos a partir do novo SUV compacto Kardian, a marca também mexe discretamente no seu portfolólio atual. Foi o que ocorreu com o Duster, SUV veterano que havia recebido mudanças em 2020 e depois ganhou um novo motor 1.3  turbo. Em 2024 a Renault tornou a mexer no Duster ao lançar novas versões mais equipadas como a ICONIC Plus. Conheça os detalhes. 

Novas rodas e frisos externos além do rack de teto (Marcos Camargo Jr)

Mudanças visuais externas 

O estilo segue a mesma proposta do Duster que chegou em fevereiro de 2020 com acessórios externos como rack, reforços nos novos para-choques, frisos, moldura de caixas de roda e um interior bem mais moderno. 

Agora o Duster Iconic Plus ganha uma nova grade com elementos em preto brilhante, novo arranjo interno dos faróis em formato de “Y” que se repete nas lanternas, há um novo desenho de  pára-choques e novas rodas que recebem acabamento diamantado. 

Arranjo interno dos faróis e nova grade (Marcos Camargo Jr)

Nas laterais há um novo friso largo e emblemas “Iconic” com detalhes em laranja para completar o conjunto.

Interior com novo painel, multimídia e mais airbags 

O Renault Duster Iconic Plus também ganhou seis Airbags, uma mudança importante e que poucos consumidores irão notar. Essa mudança veio para todas as versões do Duster na linha 2024.

Nova multimídia e detalhes do painel (Marcos Camargo Jr)

Além disso o Duster 2024 ganhou sim mudanças visíveis como o novo console mais largo e com mais porta objetos além de descansa braço central. Além disso o painel ganhou um novo fundo branco que melhora a visualização dos comandos mas a tela central em TFT não teve mudanças. 

Novos detalhes de acabamento (Marcos Camargo Jr)

Outra alteração importante é a nova multimídia Easy-Link que substitui o sistema Media Evolution. A tela tem 8 polegadas com nova interface e espelhamento com sistema Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O sistema também perdeu o ponto de carga na tela que deixava o cabo suspenso e passou a ficar onde sempre deveria estar: no console. Outra novidade e o carregador de celular sem fio em uma superfície emborrachada no console central.  

Motor potente com câmbio CVT 

motor 1.3 turbo é ponto alto do Duster (Marcos Camargo Jr)

Este continua sendo o ponto de destaque do Renault Duster 1.3 Iconic Plus que é a motorização. O motor 1.3 TCe turbo é um quatro cilindros flex com injeção direta de combustível e 162/170cv e 27,5kgfm de torque. 

Duster ICONIC Plus (Marcos Camargo Jr)

Pena que este conjunto tão moderno siga conectado ao câmbio automático do tipo CVT com pouco delay na aceleração mas com evoluções um pouco lentas e reduções sempre atrasadas. Ao optar por um câmbio ao qual os clientes já estavam acostumados a Renault fez uma opção conservadora que sacrifica o desempenho de um motor tão moderno. 

Preeenchimento do painel com elementos brancos (Marcos Camargo Jr)

O conjunto de suspensão tem bom curso e conforto sendo um dos pontos mais elogiados do Duster desde o seu lançamento. Sua maior evolução veio junto com a mudança de motor e merece elogio. Para uma viagem de família fica também a referência de um bom porta malas com 475 litros, um dos maiores do segmento. 

O Duster possui ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) e altura do solo (237 mm), facilitando o uso em terrenos off-road.

novas rodas diamantadas (Marcos Camargo Jr)

Mais itens de segurança passiva e mais poréns  

O Duster Iconic Plus trouxe novidades já citadas como os seis airbags e também a nova multimídia. Esta versão traz equipamentos como bancos de couro, abertura e travamento de portas por aproximação, alarme, câmera de ré, sensor crepuscular, alerta de ponto cego e até câmera 360°. 

Forracao de portas segue simples e sem muitos elementos (Marcos Camargo Jr)

Porém dentro da sua proposta e diante de concorrentes líderes faz falta o sistema de frenagem automático ou controle de Cruzeiro adaptativo que está aparecendo em alguns concorrentes assim como painel digital de alta resolução. Nesta versão a novidade fica por conta do alerta de ponto de cego e nada mais. 

Concorrentes sem motor 1.0 turbo

Amplo porta malas no Duster (Marcos Camargo Jr)

O posicionamento do Duster Iconic 1.3 turbo indica que a Renault está mirando modelos que se destacam com motorização acima de um litro. São eles o Jeep Renegade 1.3 turbo, Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo, Fiat Fastback Powered by Abarth 1.3 turbo, Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSi além do Caoa Chery Tiggo 5X Pro 1.5 turbo e também o Tiggo 7 Sport, e por fim o Citroën C4 Cactus 1.6 THP e Peugeot 2008 1.6 THP.

Conteúdo e itens de série do Renault Duster Iconic Plus 2024

Essa versão topo de linha traz motor 1.3 turbo com câmbio automático do tipo CVT, bancos em couro, chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17” modelo Tergan, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução e faróis com função “Follow Me Home”.    

Versões e preços do Duster 2024

Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 122.290) – Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, faróis em LED, lanternas em LED, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) , ABS com AFU, ESP, HSA , cinto de segurança de três pontos em todas as posições , dois ISOFIX no banco traseiro, vidros elétricos com função um toque , indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis , volante com revestimento Premium , Start&Stop , trava elétrica com fechamento automático (CAR) , banco do motorista com regulagem de altura , luz de cortesia traseira , banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico , tomada 12V traseira , rodas de liga-leve de 16”, faróis de neblina, multimídia Display Link de 8” com espelhamento sem fio, sensor de estacionamento traseiro com câmera, controlador e limitador de velocidade e chave canivete. 

Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 131.190) – Todos os itens da versão anterior + câmbio CVT XTRONIC. 

Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTRONIC®️ (R$ 139.890) – Todos os itens da versão anterior + chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17” modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução e faróis com função “Follow Me Home”.    

Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 153.890) – Todos os itens da versão anterior + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC®️ de oito marchas. 

Opcional para essa versão: Pack Outsider (R$ 1.800) 

Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre cinco opções de cores na versão Intense Plus, sendo: branco Glacier, prata Étoile, marrom Vison, cinza Cassiopé e preto Nacré.  

Na versão Iconic, o Duster pode ser adquirido em quatro cores: branco Glacier, prata Étoile, cinza Cassiopé e preto Nacré.

Pontos positivos 

  • Design atualizado
  • Conforto de rodagem acima do esperado 
  • Suspensão robusta 
  • Melhor porta malas da categoria 
  • Excelente desempenho com seus 170cv

Pontos negativos 

  • acabamento com excesso de plástico 
  • Faltam equipamentos que os concorrentes já oferecem como farois em LED, câmera de boa resolução, controle de modos de condução etc 
  • Multimídia não tem espelhamento sem fio e trava muitas vezes 
  • Consumo