Picape tenta se renovar para esconder sinais do tempo. Por Marcos Camargo Jr
A Amarok precisava mesmo de um bom tapa no visual e mais equipamentos. Hoje a picape da Volkswagen vende menos que a Nisssan Frontier e Mitsubishi L200 que estão por baixo do ranking das utilitárias mais vendidas da categoria. Quem dirá para alcançar as best selers como Chevrolet S10, Ford Ranger e a líder Toyota Hilux.
E a Volkswagen Amarok 2025 tenta se manter competitiva com melhorias estéticas e de performance, mas esbarra em um projeto que, embora robusto, já demonstra sinais de envelhecimento, especialmente no que se refere à tecnologia embarcada. Por isso o próprio discurso da marca está em potência e velocidade mas não em tecnologia.
Pontos positivos e negativos da Amarok 2025
– Visual e Desempenho: A Amarok 2025 apresenta um design atualizado com nos va dianteira, faróis e lanternas em LED escurecidas m, mantendo sua identidade visual robusta que estreou em 2010.
No entanto, o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258cv continua o mesmo, com potência suficiente para garantir uma condução ágil tanto na estrada quanto fora dela. São 59kgfm de torque e tração integral sob demanda 4Motion que atua distribuindo a força para o eixo conforme a necessidade de forma automática.
A Amarok havia recebido uma mudança na bomba de alta há algum tempo e por isso não houve qualquer alteração na linha da Amarok. O conjunto de suspensão, câmbio entre outros ajustes não sofreram alterações.
– Tecnologia e Interior: Internamente, as mudanças são mais sutis. Embora a picape tenha recebido uma nova central multimídia de 9 polegadas e alguns aprimoramentos no acabamento (forração de portas, couro parcial no painel e no volante), a eletrônica do veículo, incluindo o painel analógico e o dispositivo “Safer Tag”, denuncia a idade do projeto.
A falta de sistemas avançados de assistência ao condutor, presentes em concorrentes como a Hilux e a Ranger, pode ser uma desvantagem significativa.
O Safer Tag é um dispositivo capaz de ler placas, alertar sobre a distância do carro da frente e de saída de faixa: durante o nosso teste teve funcionamento adequado porém não está embarcado de forma nativa na Amarok. Isso quer dizer que a Amarok não é capaz de frenar de forma automática, corrigir o carro na faixa e manter velocidade com controle do veículo à frente como algumas concorrentes.
Mudou agora mas deve mudar depois
A introdução das novas regras de emissões do Proconve L8 em 2025 representará um desafio adicional para a Volkswagen, que precisará adaptar o motor da Amarok para atender às exigências ambientais mais rigorosas. Fica no ar se a Volkswagen irá atualizar o motor, apenas incluir Arla 32 ou se novidades mais profundas virão em 2025.
Conclusão:
A Amarok 2025, apesar das melhorias, enfrenta um mercado altamente competitivo com picapes que oferecem tecnologia mais avançada. Sua força reside no desempenho mecânico, mas a falta de atualizações tecnológicas significativas pode limitar seu apelo, especialmente entre os consumidores que valorizam a integração de sistemas modernos de assistência ao motorista.
Veja os preços e versões da Amarok 2025
Comfortline: R$ 309,9 mil
Highline: R$ 328,9 mil
Extreme: R$ 350,9 mil
Opcionais para a Amarok Comfortline V6
– Capota marítima + estribo lateral: R$ 4.170
– Safer Tag (assistente de condução passiva): R$ 2.430
Opcionais para a Amarok Highline V6
– Capota marítima + estribo lateral: R$ 4.170
Opcionais para a Extreme V6
– Capota marítima: R$ 1.650
– Pacote Dark (itens de acabamento escurecidos): R$ 1.550
Cores
– Sem custo adicional:
– Sólida: Branco Puro
– Cores metálicas (R$ 1.750 adicionais):
– Prata Pyrit
– Azul Atlantic
– Cinza Oliver
– Cinza Indium
– Cor perolizada (R$ 1.750 adicionais):
– Preto Mystic
Acessórios
A Volkswagen também oferece um kit de acessórios, que pode ser instalado em concessionárias para todas as configurações da Amarok 2025. O kit inclui:
– Amortecedor para a tampa da caçamba
– Tapetes de borracha com pino de segurança
– Frisos de proteção lateral
– Película solar para os vidros
– Logo Volkswagen LED na abertura de porta para o motorista
Custo do kit de acessórios: R$ 2.200
A garantia de fábrica para a linha Amarok é de cinco anos sem limite de quilometragem de atendido o plano de revisões do manual de garantia.
Blindagem
A Amarok 2025 já possui blindagem homologada pela Volkswagen, que não invalida a garantia do veículo. A proteção está disponível para qualquer uma das três versões da picape.
Custo da blindagem: R$ 85.500
Descontos para CNPJ
A rede de concessionários já liberou também n a Amarok para venda às empresas (CNPJ). Veja a abaixo os descontos
Comfortline V6 AT: De R$ 309.990 por R$ 266.591,40;
Highline V6 AT: De R$ 328.990 por R$ 282.931,40;
Extreme V6 AT: De R$ 350.990 por R$ 301.851,40.
CONHEÇA O MAIOR FEIRÃO DE CARROS USADOS DO BRASIL: www.autoshow.com.br