Óleo, fluido do radiador e suspensão são muito importantes. Por Redação
Os carros atuais são muito mais confiáveis e de baixa manutenção em relação a modelos de 30 ou 40 anos atrás. A tecnologia avançou muito e a eletrônica ajuda a monitorar o funcionamento do carro. Mas engana-se quem pensa que basta ligar o carro e acelerar pois hoje em dia “não tem manutenção”. Tem sim e é preciso ir com calma tomando cuidados básicos com cinco itens no carro.
O AutoShow lista 5 cuidados para ter com o carro, uma atitude que vai evitar problemas por vários anos.
Óleo e filtro originais. Esta é a primeira e a dica mais importante entre as cinco dessa lista. Os motores atuais são extremamente sensíveis a especificação do óleo. Por isso, é preciso fazer a troca do fluido Entre as cinco dessa lista. Os motores atuais são extremamente sensíveis a especificação do óleo. Por isso, exatamente como recomendado pelo fabricante. Não basta que seja a mesma “API” como por exemplo: 5w30. O ideal é trocar o óleo original bem como os filtros dentro do prazo máximo de 10.000km rodados.
Verificar freios a cada revisão. Os freios são muito exigidos hoje em dia especialmente em carros automáticos. Há mais dispositivos de segurança que atuam em conjunto com os freios e por isso disco e pastilha precisam estar em ótimo estado.
- Anualmente fazer a troca do fluido do radiador. Não basta somente verificar o nível mas também trocar o fluido conforme especificado pelo fabricante. Não basta que o fluido seja “da mesma cor” e sim aquele recomendado pelo fabricante.
Pneus também são importantes. Há muitos buracos e valetas no dia a dia ao longo do caminho. É preciso cuidar bem dos pneus calibrando toda semana. A baixa pressão leva ao desgaste irregular e acentuado dos pneus. Isso pode trazer problemas com a vida abreviada dos pneus e também colocar em risco a segurança dos ocupantes.
Suspensão deve ser verificada. Com carros tão tecnológicos é preciso inspecionar a suspensão a cada revisão. Buchas, bandejas, amortecedores e molas são mais exigidos em carros tecnológicos que também são mais pesados.
Faça a revisão e se for necessário troque o que for indicado pelo mecânico evitando que o carro esteja desalinhado ou com algum problema de suspensão que compromete todo o conjunto.