SUV lidera vendas no país e manteve bom resultado sob novo protocolo. Por Marcos Camargo Jr
O Volkswagen T-Cross repetiu o teste de colisão feito pelo Latin NCAP sob um novo protocolo mais exigente de segurança e obteve nota máxima. O órgão independente avaliou o SUV compacto produzido no Brasil assim como Chevrolet Groove que é produzido na China mas não é vendido em território nacional.
O T-Cross traz como itens de série os seis airbags e ESC como equipamento de série e tecnologias ADAS opcionais que, em breve, se tornarão padrão em alguns mercados, obteve 92,31% de proteção para Ocupante Adulto, 89,80% em Ocupante Infantil, 65,62% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 84,96% em Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).
De acordo com o teste “O T-Cross apresentou bom desempenho, com estruturas de impacto frontal estáveis. O modelo mostrou proteção adequada a boa para adultos nos testes dinâmicos de colisão frontal e lateral, enquanto no impacto de poste proporcionou proteção marginal para o peito”.
Outro item avaliado neste novo protocolo também elogiou o desempenho do carro no quesito proteção de pedestres. “A proteção de pedestres apresentou proteção adequada a boa para a cabeça na maioria das áreas, proteção adequada para a parte inferior da perna e proteção fraca a ruim para a parte superior da perna.
Todos os três sistemas AEB avaliados alcançaram bons níveis de desempenho e o SAS atendeu aos requisitos técnicos e é oferecido como padrão. Sistemas de Assistência de Permanência em Faixa e Detecção de Ponto Cego são proporcionados como equipamentos opcionais no modelo, mas não atenderam aos requisitos de disponibilidade para a pontuação.”
“A Volkswagen lidera em termos de desempenho de segurança com o T-Cross e envia uma mensagem clara aos consumidores de que os modelos com desempenho cinco estrelas nos segmentos menores são viáveis e estão disponíveis no mercado. Em contrapartida, a Chevrolet decepcionou com o Groove, destacando negativamente a política do fabricante de oferecer seis airbags como padrão e bom desempenho de segurança. Incentivamos a GM a voltar logo ao seu padrão de segurança mais elevado e substituir ou atualizar o Groove em breve. Testes independentes de consumidores para os modelos mais vendidos mostraram que eles oferecem melhorias voluntárias de segurança mais rapidamente do que as regulamentações na América Latina e no Caribe. Um sistema obrigatório de rotulagem de segurança provocará as mudanças necessárias no mercado. Ainda estamos esperando que os governos ajam”.