Na linha 2021, utilitário esportivo agora está mais tecnológico. Por Marcos Camargo Jr
No nicho dos utilitários esportivos de fato, a Toyota Hilux briga de igual para igual com Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. Agora mais potente que os rivais a SW4 ficou também mais tecnológica.
Líder de mercado a Toyota SW4 repete as mudanças de design e melhorias tecnológicas do modelo fabricado e vendido na Ásia.
Em termos de design a SW4 2021 traz grade em formato trapezoidal e farois em LED bem mais afilados. O parachoque traz molduras destacadas do farol auxiliar e o conjunto maior ao menos visualmente. A traseira tem farois afilados com moldura cromada, há novos parachoques mas o perfil é bem parecido com o do modelo anterior.
A suspensão não recebeu alterações pois segundo a Toyota o ajuste da SW4 “é voltado para o conforto”, diferente da pick-up Hilux que teve algumas melhorias. No caso da versão diesel a tração 4X4 com reduzida não teve mudanças.
Fica mantido o motor 2.8 turbodiesel, porém com uma atualização na programação. Antes o carro entregava 177cv, agora são 204cv, um aumento de 27cv. O torque continua em 51kgfm. Segundo a Toyota o incremento de potência se deve a adoção de um novo turbocompressor com aletas 25% maiores. A engenharia também modificou o formato dos pistões e aprimorou os anéis para o trabalho mais intenso com o aumento de temperatura. A versão flex 2.7 litros tem 163 cv a 5.000 rpm com etanol ou 159 cv com gasolina e o torque é de 25 kgfm. O câmbio é sempre automático de seis velocidades.
Com 3 anos de garantia a Toyota SW4 é oferecida em quatro versões com estes respectivos preços:
SR 4×2 Flex
Vem de série com Ar-condicionado automático e digital, direção hidráulica, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), computador de bordo, modo de condução Eco e Power, controle de velocidade de cruzeiro, display áudio de 8″ com rádio com MP3, câmera de ré, conectividade Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e tração, assistente de reboque e de subida, retrovisor externo com regulagem elétrica, acendimento automático dos faróis com temporizador, rodas de liga leve 17”, faróis de neblina dianteiros de LED e luz de condução diurna e mais. Preço R$ 202.390
SRV 4×2 Flex 7 lugares
Agregam rodas de liga leve de 18”, partida por botão, retrovisor eletrocrômico e banco do motorista com ajuste elétrico. Preço R$ 221.090
SRX 4×4 Diesel
Adiciona o sistema de som JBL equipado com 10 alto-falantes e também um subwoofer, assistente pré-colisão com aviso sonoro e frenagem automática, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, e faróis e lanternas em LED. Preço R$ 306.690
SRX 4×4 Diesel 7 lugares
Traz os mesmos da versão SRX Diesel de 5 lugares com a única diferença da terceira fileira de assentos com dois bancos adicionais. Preço R$ 314.790