EQC 400 é o primeiro modelo puramente elétrico da marca alemã a chegar ao país. Por Guilherme Magna e Marcos Camargo Jr
A Mercedes-Benz deu um passo rumo à eletrificação nesta terça ao apresentar o novo EQC. Além do design arrojado a novidade usa propulsão elétrica com dois motores que somam 408cv e 760Nm de torque. Com tração integral 4Matic ele tem até 470km de autonomia com as baterias de íons de lítio completamente recarregada.
Apesar do preço elevado de R$ 477,9 mil, o EQC está alinhado em preço e tecnologia com o Audi E-tron, Jaguar I-Pace e com o recém anunciado BMW X5 híbrido, modelos de grande porte (para os nossos padrões) e motorização alternativa ao motor de combustão interna.
Segundo a Mercedes-Benz, para recarregar 80% do conjunto de baterias o proprietário terá que aguardar 50 minutos com o veículo conectado ao carregador rápido de 400V. Em uma tomada 220V conectada a um wallbox esse nível é atingido em 7,5 horas. O equipamento é fornecido com o veículo bem como a instalação na residência ou escritório do cliente.
O EQC usa a plataforma do Mercedes GLS medindo 4,76m de comprimento, 1,88m de largura e 1,62m de altura com entre-eixos de 2,87m. O porta-malas tem 500 litros e o peso é de 2.495kg.
O preço da novidade é R$ 477.900 em versão única com garantia de 3 anos e revisões incluídas no preço.
No mesmo evento acompanhando pela reportagem do AutoShow a Mercedes também apresentou a versão esportiva do Classe A Sedan cujas vendas começam em abril. O A 35 4M traz o motor 2.0 de 306 cv ao preço de R$ 293,9 mil. Também foi confirmada a venda do SUV de 7 lugares GLE 300d com motor diesel turbo de 330cv ao preço de R$ 465 mil.