Trumpchi S7 é SUV híbrido confirmado na China e pode ser um dos 7 modelos a chegar ao Brasil. Por Marcos Camargo Jr
Ao longo deste ano além da BYD e GWM, a GAC anunciou investimentos de cerca de R$ 6 bilhões em uma fábrica e no lançamento de vários produtos no mercado nacional. E na China a gigante anunciou mais uma novidade. Ou melhor, o ministério de Ciência e Tecnologia (MIT) chinês divulgou detalhes do SUV híbrido Trumpchi S7.
Com design bem similar ao perfil dos Land Rover Discovery o SUV híbrido da GAC. De grande porte e orientação vertical de design o Trumpchi S7 tem 4,90m de comprimento, 1,95m de largura e 1,78m de altura com entre eixos de 2,88m. Pesa 2.165kg ou 2.030 conforme a versão.
Com sistema de assistência à condução avançado chamado de Nível 2++ o carro usa sistema de câmeras integrado ao processador do veículo para evitar acidentes e conduzir em estradas usando leitores de placa e radares (Lidar).
O motor é o 4A15M3 que combina um 1.5 turbo de 158cv combinado com motor elétrico alimentado por baterias de íons de lítio da Yinpai Battery e rende uma autonomia de 1.000km com um tanque dr gasolina.
Não há um prazo de lançamento do Trumpchi S7 híbrido mas ele faz parte de um plano de internacionalização da GAC. Por aqui no Brasil há cerca de sete carros no radar da empresa incluindo modelos a combustão, estratégia diferente das concorrentes chinesas.
Nossas fontes já afirmam: a estreia da GAC ocorrerá no primeiro semestre de 2025 ainda sem uma data consolidada. “Sim teremos veículos a combustão além dos híbridos e elétricos”, revelou uma fonte ligada à marca. E no Salão de Guangzhou os chineses envolvidos na estratégia da marca foram audaciosos; “todos os carros aqui podem ir para o Brasil”.
GAC no Brasil: veja possíveis lançamentos
Além do SUV Aion o Hiptec HT, ES9 e também GS3 e GS4 com motor 1.5 turbo a combustão. Também são cotados os SUvs GS9 e ES9 com motor 2.0 turbo a gasolina.
O Aion UT foi o destaque no Salão e sim sua proposta é similar à do Dolphin. O UT tem motor elétrico de 134cv com bateria de 68kw que garante autonomia de 650km no ciclo CLTC.
Também o sedã RT com linhas arrojadas (já um tanto genéricas) e motor de 203cv com 68kwh de bateria também está cotado para o Brasil.
Nos próximos dias teremos novidades sobre a GAC com anúncios específicos para o mercado brasileiro.