Crossovers contam com propulsor a combustão 2.0 e-Boxer de 150 cv e outro elétrico. Por Felipe Salomão
A Subaru lançou no Brasil os crossovers Forester e XV com novo motor híbrido 2.0 e-Boxer, que desempenha 150 cv. O SUV XV poderá ser comprado por R$ 193.900 e o Forester será comercializado por R$ 223.900.
Em relação à motorização, ambos são equipados com o novo trem de força chamado de 2.0 e-Boxer, que é aspirado e conta com alimentação por injeção direta. O propulsor a gasolina rende 150 cv e 20 kgfm de torque. Já o motor elétrico fica acoplado na transmissão e entrega 16,7 cv e 6,73 kgfm de torque.
A Subaru não divulgou a autonomia para rodar apenas com o motor elétrico e, também, não revelou a potência combinada do conjunto mecânico. Os modelos são equipados com transmissão automática do tipo CVT e a tração é integral.
Segundo a empresa, o Forester tem o consumo de 11,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. O XV faz 12,2 km/l no trecho urbano e 12,9 km/l no trecho rodoviário. Além disso, a bateria, que recarrega nas frenagens e nas desacelerações, foi colocada na parte superior do eixo traseiro para melhorar a distribuição de peso e conferir um centro de gravidade mais baixo aos modelos.
Os Subaru Forester e XV são equipados com o modo de condução S, que deixa a aceleração mais ágil, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de faixa, reconhecimento facial, monitor de fadiga, ar-condicionado, ajustes automáticos nos bancos dianteiros, computador de bordo, ampla central multimídia, entre outros equipamentos.
A marca também anunciou o fim do lendário WRX-STi para esta geração. O esportivo terá motor eletrificado (híbrido ou puramente elétrico), mas os detalhes ainda não foram divulgados.
Procura um Subaru Forester ou XV? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC