Modelo de entrada abre mais espaço para a nova geração. Por Marcos Camargo Jr
Convivendo com a Fiorino ao longo de toda a sua vida, a versão de entrada da Fiat Strada, denominada Working sai de linha. Ainda utilizando a plataforma do antigo Palio a Strada era produzida com versão de entrada da utilitária.
Com preços próximos da nova geração, as vendas não cresceram mesmo com os descontos oferecidos pelas concessionárias. Assim, simplificando a linha ela deixa de ser produzida deixando a Fiorino (base do Uno) com quem conviveu ao longo de toda a sua vida. A versão Hard Working era vendida por R$ 65.490 enquanto a nova geração tem preços a partir de R$ 67.490.
A nova Fiat Strada tem os mesmos itens do modelo antiga, porém acrescenta controle de estabilidade/tração com assistente de partida em rampas e como opcional ainda é possível colocar multimídia com espelhamento para celular. Com esses itens e custando R$ 2 mil a mais a Fiat não conseguiu justificar a continuidade da antiga Strada.
Sob o capô, as duas picapes eram equipadas com o mesmo motor 1.4 Fire Evo de 88 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, sempre combinado ao câmbio manual de 5 marchas.
A primeira geração da Fiat Strada foi lançada em 1998, sobre a plataforma do Palio e assim foi sendo fabricada, paralelamente com a Fiorino derivada do Uno que já seguia a trilha da Fiat Pickup e City derivada do Fiat 147. A Strada Working era o penúltimo representante da linha Palio sendo que a Fiat ainda tem o Grand Siena usando esta base mas que em breve sairá de linha.