AutoShow

Stellantis deve anunciar elétricos de R$ 100 mil ainda este ano no Brasil

Foco da joint venture com Leapmotor está na Europa mas América Latina e Sul da Ásia também terão compactos elétricos

T03 da Leapmotor deve ser o primeiro modelo a chegar (imagens desse artigo Stellantis e Leapmotor Divulgação)

Hoje a Stellantis anunciou parte da sua estratégia comercial a partir da joint-venture com a chinesa Leapmotor. O compacto T03 e também o SUV C10 serão os primeiros a chegar ao mercado europeu já em setembro enquanto outras regiões como o Brasil terão anúncio antes do fim de 2024.

SUV médio C10 é outro produto “na manga” da Stellantis

A expectativa é que o T03, um compacto com autonomia de 265km para uso urbano, custe menos de 20 mil euros, cerca de R$ 100 mil em valores convertidos. O T03 tem motor de 80kw, cerca de 108cv e 15,8kgfm de torque com baterias integradas à carroceria fornecidas pela CATL.

Carlos Tavares e Zhu Jiangming

No radar da Stellantis estão principalmente os mercados da Europa além da Ásia onde a marca está chegando além da China. Atualmente no Velho Continente a Stellantis tem modelos elétricos da Fiat,Peugeot e Citroën além da Opel com carros a partir dos 40 mil euros. A ideia é concorrer com as marcas chinesas que estão inundando a Europa mesmo com impostos mais altos.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis disse“você pode esperar que o T03 seja precificado abaixo dos 20 mil Euros na Europa”. No comunicado de imprensa a Stellantis afirma que “Essa parceria tem como objetivo impulsionar as vendas da Leapmotor na China, aproveitando ao mesmo tempo a presença global da Stellantis para aumentar as vendas da marca em outras regiões”.


O T03 será lançado em setembro na Europa. Países como Alemanha, Holanda, Bélgica, Grécia, Itália, Romênia, Espanha, Portugal e França serão os primeiros a receber o compacto. Logo em seguida virá o C10 que é um SUV médio com autonomia para percorrer até 420km com uma recarga.

JINHUA, CHINA – DECEMBER 17: Employees work on the assembly line of T03 electric small crossover at a factory of Chinese EV startup Leapmotor on December 17, 2021 in Jinhua, Zhejiang Province of China. (Photo by Hu Xiaofei/VCG via Getty Images)

Segundo Tavares a joint ventura irá “acelerar a forma de nos direcionarmos para o mercado de elétricos com carros inteligentes e acessíveis”, disse ao lado do CEO da Leapmotors Zhu Jiangming. O SUV C10 recebeu este ano o Prêmio de Ouro 2024 do French Design Awards (FDA) enquanto o T03 recebeu o prêmio Estudo de Qualidade Inicial da JD Power.