Esportiva bicilíndrica tem motor de 73cv e freios ABS que atua nas curvas. Por Marcos Camargo Jr
A Ducati lança nesta semana a Scrambler Icon, nova versão da motocicleta que representa a herança da própria marca italiana em um nome regatado em 2015. A Scrambler Icon mantém o motor bicilíndrico de 800cc com vários aprimoramentos tecnológicos como bluetooth e novo painel LCD. O valor é R$ 48,9 mil o que significa R$ 4 mil acima do preço de pré venda praticada até 30 de abril.
O motor da Scrambler Icon é o tradicional bicilíndrico sem alterações: 803 cm³ com 73 cv de potência e 6,8 kgfm. Se por um lado o motor não teve mudanças ela traz novidades como o chamado “ABS Cornering” que atua contra o travamento das rodas nas curvas feita por um sensor IMU da marca Bosch. Os freios Brembo tem 330mm na dianteira com fixação radial de pistoes quádruplos e 2 pastilhas e disco de 245 mm na roda traseira. A embreagem tem acionamento hidráulico e promete maior leveza para o câmbio.
O design é do tipo retrô presente inclusive no painel que é um diminuto dispositivo digital com velocímetro, indicador de marchas, luzes-espia entre outros. Os faróis são em LED circular mantendo a inspiração vintage.
Unico opcional é o sistema Ducati Multimedia System que consiste em um dispositivo bouetooth para controle de músicas e comandos de voz.
Tradição dos anos 1960
A Scrambler foi relançada em 2015 no Intermot Motor Show nos EUA com foco neste mercado.
Com 800cc a motocicleta revive a tradição das Scrambler que surgiram em 1963 com motor de 250cc e 27cv. Eram as motos mais modernas da época com ignição eletrônica Bosch, câmbio de cinco velocidades, amortecedores Marzocchi com três ajustes e freios bem dimensionados para uma boa frenagem.
Nos anos 1970 a família estava completa com modelos de entrada e 125cc, 250, 350, 450 e a famosa Desmo R/T de 1971. As Scrambler abriram espaço para modelos maiores e mais esportivos pouco tempo depois.