Pick-up terá motor de 1.3 litro turbo do Captur e visual do Duster. Por Felipe Salomão
A Renault lançará em 2022 a nova geração da Duster Oroch, que terá visual parecido com o Duster e motor de 1.3 litro turbo do Captur. A novidade chega para rivalizar diretamente com a Fiat Toro, além da Chevrolet Montana e da Ford Maverick, que também serão lançadas no próximo ano.
A grande mudança estará no coração da pick-up: o motor. A novidade deve ser equipada com motor de quatro cilindros de 1.3 litros TCe desenvolvido pela Mercedes em parceria com a Renault mas que é importado. Esse propulsor, que equipa o novo Captur, tem a potência de 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol e torque de 27,5 kgfm entre 1.600 e 3.750 rpm para os dois combustíveis. A transmissão será do tipo CVT, também do novo Captur.
Novo Design
Já o visual não deve ter muitas mudanças, uma vez que será parecido com o Duster, que ao ser renovado também não trouxe grandes alterações além de um visual mais parrudo. A pick-up terá uma nova grade frontal, faróis mais largos e para-choques mais robustos como o do crossover. Também terá rodas de liga leve, que devem ser exclusivas para carro. A traseira não deve ter mudanças, ou seja, ficará como na atual versão.
O interior deve mudar completamente com novas saídas de ar, nova manopla de câmbio, novo volante, computador de bordo digital e nova central multimídia de 8 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de ter funcionalidades do sistema Easy Link da Renault.
Rivais
A nova Renault Duster Oroch 2022 chegará em um segmento bastante competitivo e cheio de novidades. A Ford lançará no começo do próximo ano a Maverick, que será vendida apenas na versão Lariat FX4 com motor 2.0 litros EcoBoost turbo de quatro cilindros, que entrega 253 cv a 5.500 rpm com torque de 38,3 kgfm a 3.000 rpm e tração integral. Outro modelo que chega em 2022 é a nova Chevrolet Montana, que utilizará a plataforma global GEM, a mesma já usada no Onix, Onix Plus e no Tracker com motor 1.2 turbo Ecotec de 133 cv e 21,4 kgfm, 1.4 turbo Ecotec de 150cv ou 1.3 turbo de 165cv disponível na China. Além destes carros, a pick-up brigará com a nova Fiat Toro, que foi re-lançada neste ano e já conta com motor turbo de 1.3 litro de 185 cv e 27,5 kgfm de torque além da opção diesel que a Renault certamente não terá.
O modelo ainda pode rivalizar com a Hyundai Santa Cruz, caso a marca sul-coreana decida lançar a pick-up no Brasil no próximo ano. Também será concorrente direta da Volkswagen Tarok, que será produzida na Argentina e importada para cá apenas em 2025.
Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e visite os feirões presenciais realizados aos domingos. Acesse também as redes sociais Instagram, Facebook e YouTube e fique ligado na programação dos eventos em 2021.