Virtus é o primeiro sedã da marca com as siglas GTS, que surgiram com o Gol em 1985 quando o compacto ganhou o motor do Santana. Por Guilherme Magna
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2020-02-19-at-15.54.44-1024x576.jpeg)
A Volkswagen apresentou na última semana os novos Polo e Virtus GTS. O sedã que chega às concessionárias essa semana tem preços a partir de R$ 104.940 e é equipado com o mesmo conjunto mecânico (motor e câmbio) do Polo GTS, oferecendo de série idênticos recursos tecnológicos. O motor é o mesmo usado na linha Audi, Jetta, nas versões mais caras do T-Cross e nas mais em conta da Tiguan.
O Auto Show irá explicar quais são as principais diferenças e semelhanças do carro. Afinal, todo mundo sabe que o GTS é o “revival” dos esportivos que surgiram aqui com o Gol GTS nos anos 1980.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2020-02-17-at-16.32.20-1024x768.jpeg)
Tanto o sedã, quanto o hatch são produzidos na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Assim como toda a linha Polo e Virtus. Porém, os motores que equipam ambos os carros são produzidos na planta da montadora em São Carlos, também em São Paulo.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2020-01-23-at-15.39.25-1024x768.jpeg)
Ainda falando de semelhanças, ambos os carros são equipados com faróis full LED, para-choques específicos da versão GTS e a grade do radiador do tipo colmeia traz o logo da versão GTS que surgiu nos anos 1980 para batizar uma das versões do Gol.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2020-02-17-at-16.32.17-1024x768.jpeg)
As rodas também são as mesmas, tanto para o Polo quanto para o Virtus. São diamantadas e têm 17 polegadas com pneus 205/50 R17.
A suspensão também ganhou alterações e segundo a VW está calibrada para esportividade, o que auxilia na estabilidade em altas velocidades. Porém o Polo e Virtus, tem calibração diferente, isso também ocorre porque o modelo sedã é maior de comprimento, mas diferente do que pode parecer, a estabilidade no sedã é maior do que no hatch.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2020-02-17-at-16.32.16-1024x768.jpeg)
O Virtus GTS traz detalhes como defletor traseiro pintado em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas traseiras são escurecidas, mas somente no caso do Polo são em LED. As capas dos retrovisores são pintadas na cor preto brilhante. O interior do Virtus GTS tem teto, bancos e laterais de porta na cor preta, assim como no Polo.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2020-01-23-at-15.39.27-1-1024x768.jpeg)
Como já citamos a motorização é a mesma que equipa o Polo GTS: 1.4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque com etanol ou gasolina, combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250.