AutoShow

Saiba o significado dos nomes dos carros da Fiat

De acordo com a Fiat, escolher um nome para um veículo não é simples, pois requer estudo, pesquisa e criatividade

Pick-up Titano tem essa nomenclatura por causa da mitologia grega. Por Felipe Salomão

Nome Strada significa estrada em italiano – Foto: Fiat/Divulgação

De acordo com a Fiat, escolher um nome para um veículo não é simples, pois requer estudo, pesquisa e criatividade. A futura pick-up da marca será chamada de Titano por causa da mitologia grega. Veja o significado dos nomes dos carros da montadora vendidos no Brasil.

Modelo foi lançado no Brasil em 1998 – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Strada
O modelo mais velho no portfólio da Fiat é a Strada, pois é vendida no Brasil desde 1998. O nome significa estrada em italiano, que de acordo com a empresa, remete ao sentimento de liberdade proporcionado ao motorista.

Mobi surgiu após a marca estudar sobre cidades e o desejo de unir o urbano e o funcional – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Mobi
Já o Fiat Mobi surgiu após a marca estudar sobre cidades e o desejo de unir o urbano e o funcional em um veículo prático e fácil de guiar. O nome do hatchback, que chegou em 2016, lembra a palavra mobilidade.

Fiat Toro é vendida no país desde 2016 – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Toro
Assim como o Mobi, a Fiat Toro é vendida no país desde 2016 e tem esse nome por ser derivado do idioma italiano, uma vez que Toro significa Touro e está relacionado à robustez e força do animal.

Fiat Argo remete ao mito grego de Jasão e os Argonautas – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Argo
Lançado em 2017, o Fiat Argo remete ao mito grego de Jasão e os Argonautas, que viajavam a bordo da nau Argo, construída pelo semideus Argos, sob orientação de Atena, uma deusa da mitologia grega. Após cumprir sua missão, Poseidon consagrou Argo, que se transformou na constelação de Argo.

Sedã é chamado de Cronos por causa do filho de Urano e Deus do tempo – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Cronos
O sedã, que chegou um ano após o hatchback Argo, é chamado de Cronos por causa do filho de Urano e Deus do tempo, capaz de reger todos os destinos.

Fiat Pulse foi escolhido em uma votação aberta – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Pulse
Vendido desde 2021, o Fiat Pulse foi escolhido em uma votação aberta com 65% da preferência do público. Segundo a marca, esse nome permite inúmeras associações como energia, movimento e conectividade.

Fiat Fastback foi lançado em 2022 e é o primeiro SUV cupê da marca no Brasil – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Fastback
O Fiat Fastback foi lançado em 2022 e é o primeiro SUV cupê da marca no Brasil. O nome faz referência direta a uma categoria de carros com desenho que transmite velocidade e curvas dinâmicas da carroceria.

Titano tem o nome inspirado na mitologia grega – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat Titano
O próximo lançamento da Fiat, que será a pick-up Titano, prevista para este ano, tem o nome inspirado em uma entidade grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. Também faz uma alusão ao metal titânio, que é o mais resistente utilizado pela indústria.

Nome Fiat é uma abreviatura de Fabbrica Italiana di Automobili Torino – Foto: Fiat/Divulgação

Fiat
Já o nome Fiat é uma abreviatura de Fabbrica Italiana di Automobili Torino. Vale lembrar que a marca surgiu em Turim, na Itália, em 1899.

Procura um modelo da Fiat? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC