AutoShow

Saiba a diferença entre Lavagem simples e lavagem técnica

Serviços, produtos e resultados são muito diferentes mas variam conforme a exigência do cliente 

Lavagem automotiva: quais os segredos? (Getty images)

Quem gosta de carro já reparou na grande quantidade de centros de “estética automotiva” com iluminação especial, piso e outros detalhes que prometem um cuidado atento ao automóvel. Muitos consumidores, porém, ainda resistem a essa tendência e lavam os carros somente no lava rápido comum.

lavagem automotiva com água pressurizada (Getty Images)

Como é vital fazer aquela lavagem e polimento antes de vender o carro em um feirão, o AUTOSHOW traz algumas dicas fundamentais para quem quer vender o carro

Mas a diferença do serviço é só um local “Gourmet”? 

lava rápido: com microfibra é melhor (Getty Images)

A lavagem do lava rápido comum segue a mesma fórmula há décadas. Água geralmente pressurizada, sabão, aspirador de pó, panos de algodão e produtos de limpeza e brilho interno como silicone são os mais comuns. 

lava rápido comum: só água e sabão (Instock photos)

O resultado é uma limpeza de um carro que antes estava sujo. Mas para donos mais exigentes esse serviço não é satisfatório principalmente após o carro ter passado por um polimento técnico ou revitalização. 

lavagem técnica usa produtos especiais (Sautt Brasil)

Thiago Valente explica que “tem clientes que amam carros e outros que usam carros. Aí começa a diferença. A sujeira só com sabão não é removida totalmente. Lava rápido é para tirar a sujeira de dentro e a poeira do lado de fora”, resume o empresário que há dois anos comanda a Sautt Brasil, que faz esse tipo de serviço de detalhamento na zona sul de São Paulo. 

Passo a passo de lavagem comum 

lavagem carro comum (EM divulgação)

A lavagem é um procedimento mais simples e usa basicamente água, sabão neutro, panos para secagem e produtos de acabamento. Primeiro joga-se água na carroceria, o sabão que é aplicado diretamente na lataria e nos vidros e é esfregado, o enxágue e, por fim, a secagem com pano de algodão. Por dentro além do aspiração se usam panos umidos para retirar a sujeira superficial e partes plásticas e pneus são hidratados com produtos à base de silicone ou glicerina. 

Passo a passo da lavagem detalhada 

resultados aprimorados com a lavagem técnica (Sautt Brasil)

O procedimento da lavagem detalhada é distinto de uma lavagem comum. Na lavagem detalhada o carro recebe água e depois é utilizado um produto chamado pré lavagem ou flotador que “solta” a sujeira sem a necessidade de esfregar. Feito com desengraxantes leves, ele ajuda a soltar a sujeira encrustada além de óleo, piche e outras sujidades. “Cada caso é diferente. Se o carro já foi polido, se já foi vitrificado, o estado da pintura, tudo isso leva a escolha de materiais mais ou menos concentrados. Nisso consiste a lavagem técnica que é baseada nessa análise e o resultado é muito superior”, diz Valente. 

enceramento após lavagem (Norton Divulgação)

Independente do tipo de sujeira, o produto escolhido deve ter a alcalinidade certa. Se for muito abrasivo ele pode remover a cera ou vitrificador. E na lavagem detalhada, um pincel ajuda a complementar os cantos e frestas do veículo e esponjas macias geralmente de microfibra. 

microfibra interna para uma boa limpeza (Getty Images)

Depois é feito o processo de secagem sempre com pano de microfibra e nunca com algodão que tende a riscar a carroceria. Alguns estabelecimentos secam o carro com secadores por jato, evitando a aplicação do pano diretamente com o mesmo cuidado. As rodas e pneus recebem atenção especial com desengraxante específico evitando manchas. Alguns profissionais chegam a remover as rodas para concluir a limpeza de forma mais esmerada. 

antes e depois de um polimento (Getty Images)

Por fim, a lavagem detalhada inclui o uso de materiais de limpeza mais “nobres”. São usados itens como glicerina nos pneus, hidratantes específicos para couro, remoção de sujeira interna com APC (multilimpador de uso geral sem álcool) entre outros.

limpeza interna do veículo (Getty Images)

Nos vidros as superfícies são limpas com produto específico e sempre com microfibra. Alguns carros também são encerados após a lavagem com aplicação de uma nova camada de proteção, geralmente como “manutenção” de um polimento prévio. “A lavagem detalhada é um passo para manter o polimento bem feito. Ela não irá riscar a carroceria pelo tipo de produto que usa o que também resulta em maior proteção para a carroceria, borracha e outras partes do veículo”, finaliza Valente. 

http://Vwww.AUTOSHOW.com.br

Antes de vender seu carro faça uma boa preparação e uma lavagem técnica. Depois reserve seu lugar no maior feirão do Brasil e negocie seu carro por um preço mais justo.