Pickups mais vendidas do Brasil em setembro segundo os dados da Fenabrave. Por Marcos Camargo Jr e Guilherme Magna
De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave o mercado automotivo cresceu com vigor em setembro. Com pouco mais de 328 mil veículos vendidos – entre automóveis, caminhões e até ônibus – a alta nas vendas chega a 9,55%, ou 14,5% considerando somente veículos de passeio. No segmento das pickups, porém, uma análise detalhada, mostra que pouca coisa mudou o que para alguns fabricantes é uma má notícia.
No mês de setembro, enquanto a Toyota Hilux liderou com 3.578 unidades comercializadas, a Chevrolet S10 ficou em segundo lugar com 3.149. A diferença não foi grande o que mostra reação da GM recém renovada.
A Ford Ranger ficou em terceiro lugar com 1.685 unidades vendidas, mostrando que o lançamento de novas versões, como a Storm, também ajudam na reação da pickup.
Já Mitsubishi que renovou a L200 no mês passado, ainda não mostrou reação. Foram 1.087 unidades comercializadas, sendo que antes da renovação, em julho por exemplo, ela vendeu 1.246 unidades.
Ao considerar os dados de venda de 2018 e 2019, por exemplo a pickup fabricada em Catalão/GO vem mantendo a mesma média de vendas.
No final da tabela estão produtos que aguardam renovação. No caso da Volkswagen a Amarok deve ter mudanças no motor diesel, plano adiado devido à pandemia, e no mês anterior foram 841 unidades comercializadas.
A Nissan Frontier que também deve receber um facelift em breve também tem vendido pouco: 693 unidades no mês passado.
Se você procura um utilitário veja os mais de 40.000 anúncios do AutoShow, site do maior feirão de carros do Brasil e visite os feirões realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e no Shopping ABC.