Royal Enfield Classic 350: teste da moto nova com estilo antigo

Com 11 anos de atuação no Brasil, a Royal Enfield é uma marca indiana fundada na Inglaterra em 1902 e já teve diversas fases

Cruiser tem visual clássico inspirado nos anos 1950 e custa R$ 21,4 mil. Por Marcos Camargo Jr.

Piloto fica a 805mm de altura do solo – Foto: MARCOS CAMARGO JR. 17.04.2023

Com 11 anos de atuação no Brasil, a Royal Enfield é uma marca indiana fundada na Inglaterra em 1902 e já teve diversas fases. Hoje com 20 concessionárias no Brasil a Royal Enfield atua com cinco modelos e a Classic 350 é a mais recente deles. A Classic 350 remonta ao extinto modelo 500 que desembarcou no país em 2012. Mas não tem qualquer relação com ele. Se trata de um modelo totalmente novo de uma nova fase da Royal Enfield em busca de novos mercados em outros países. O AUTOSHOW avaliou a Classic 350 que custa hoje na faixa de R$ 21,5 mil.

Motor é monocilíndrico de 350cc com 20cv e 2,7kgfm de torque – Foto: MARCOS CAMARGO JR. 27.08.2022

A Classic tem chassi “J” que dá origem a novos modelos da marca. O perfil é idêntico a uma moto antiga e não é só pelos cromados em profusão e tom marrom e laranja da pintura do tanque com o emblema clássico da marca inglesa dão o tom de um modelo que parece antigo em todos os detalhes.

Pneus são da marca Ceat com aro 19 na dianteira 100/90 e 120/80 18 na traseira – Foto: MARCOS CAMARGO JR. 17.04.2023

De tão clássica a Classic 350 traz farol único e redondo com moldura metálica, paralamas cromados em destaque, escapamento cromado e longilíneo como um torpedo, banco reto e painel analógico que remetem às motos de sessenta anos atrás. Para os fãs de carros antigos como os frequentadores do AUTOSHOW COLLECTION, a Royal Enfield é mesmo um prato cheio que parece vindo do túnel do tempo.

Motor novo apesar do visual
A Classic 350 usa o motor monocilíndrico de 350cc com 20cv e 2,7kgfm de torque e transmissão de cinco velocidades bem tradicional. Os freios e o câmbio tem acionamento suave e as respostas do motor são feitas para um uso tranquilo e sem pressa e o acelerador é do tipo eletrônico assim como a injeção de combustível. Na prática ela é boa para andar na cidade mas também suporta viagens tranquilas entre 100 e 110km/l. Este motor também é novo na linha da Royal Enfield e tem cabeçotes bem largos que parecem até um motor de maior cilindrada.

Vale lembrar que a Classic 350 não tem qualquer relação com a antiga “Classic” – Foto: ROYAL ENFIELD/DIVULGAÇÃO

O painel é pequeno do tipo analógico com o essencial como o velocímetro pequeno, hodômetro digital com indicação “Eco” que parece baseado no movimento do acelerador eletrônico no punho direito. Ao aliviar o manete se nota que a indicação aparece no diminuto mostrador. Além disso os retrovisores vibram um pouco mas tudo dentro do esperado para uma moto clássica.

Os freios são do tipo ABS com 300mm de disco dianteiro onde está o garfo duplo com 130mm de curso enquanto a traseira tem 80mm e duplo amortecimento traseiro. Há trava de guidão com a chave codificada posicionada à esquerda do painel. O piloto fica a 805mm de altura do solo enquanto os pneus são da marca Ceat com aro 19 na dianteira 100/90 e 120/80 18 na traseira. São 2.145 mm de comprimento, 785 mm de largura, 1.090 mm de altura e 1.390 mm de entre-eixos.

ROYAL ENFIELD METEOR 350: uma Cruiser por menos R$ 20 mil VALE A PENA? Veja o vídeo!

Embora seja baseada na Meteor o fato de ter pneus diferentes, ângulo de cáster diferente posição de pedais mais tradicional centralizada a Classic 350 é bem diferente da sua irmã gêmea. Para quem gosta de um estilo tradicional e mais antigo, ela responde esse anseio por R$ 21.490,00, menos do que qualquer moto na mesma faixa de cilindrada seja esportiva seja naked ou trail de baixa cilindrada. A Royal Enfield é feita para sair da rotina com tranquilidade e estilo retrô com acabamento e desempenho para rodar sem pressa.

Procura uma moto nova? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC