Imagem Jumbotron

Revisão: pastilhas de freio devem ser checadas a cada 5 mil quilômetros

Fabricante alerta sobre revisão de pastilhas de freio, item fundamental para a segurança do carro

Guilherme Magna

Componentes fundamentais para a segurança veicular, as pastilhas de freio são itens prioritários em qualquer revisão. A Cofap, fabricante de pastilhas para reposição, informa que o desgaste das pastilhas de freio depende muito do modo de condução de cada motorista, das condições de uso e até mesmo do estado dos sistemas de suspensão e de freio. Por isso, é importante que as pastilhas sejam verificadas periodicamente, a cada 5 mil quilômetros, a fim de se acompanhar o nível de desgaste do componente.

Especialistas alertam que hoje em dia, a verificação e troca de óleo são feitas a cada 10 mil quilômetros, o que faz muitos motoristas esquecerem de checar também as pastilhas em intervalo menor.

As pastilhas de freio devem ser substituídas sempre que atingirem espessura mínima de 3mm do material de atrito ou quando ocorrer desgaste irregular e também quando se perceber qualquer deficiência durante as frenagens. Luzes no painel que indicam problemas no freio devem ser ponto de atenção, assim como barulhos, ruídos metálicos ou qualquer alteração no comportamento do freio.

Durante a troca do componente,  é importante observar as condições dos discos de freio. Caso a peça apresente sulcos profundos, rebarbas, empenamento ou espessura abaixo da mínima indicada pelo fabricante do veículo, ela deve ser substituída. Outro fator importante durante a instalação das pastilhas é verificar se não há presença de graxa, óleo, fluido de freio ou qualquer outro material que possa prejudicar o atrito das pastilhas com os discos de freios.

Vale lembrar que desde 2014 todos os carros fabricados no país devem ter sistema antitravamento (ABS) o que também requer verificação. O sistema evita o travamento das pastilhas nos discos fazendo o carro derrapar perigosamente. Para manter a eficiência da frenagem, a verificação do sensor antitravamento é outro ponto importante na manutenção preventiva.

Ao comprar um carro usado, veja se o anunciante tem histórico de manutenção do veículo, notas fiscais que comprovam revisões feitas e se o carro está em bom estado mecânico. No Feirão Auto Show há serviço de vistoria cautelar, financiamento e despachante para facilitar  o fechamento do negócio.   

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidos

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Feirão terá encontro gratuito da linha Gol: confira!

Imagem Media

Veja os preços e versões do novo Onix 2020

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imagem Jumbotron

Garanta já seu ingresso para o maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.