Renault Oroch Outsider 1.3: teste da topo de linha e todos os preços e versões linha 2024

Picape da Renault tem um dos melhores motores com 170cv mas peca na ausência de alguns equipamentos

Oroch Outsider 1.3 (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

A Renault Oroch é a picape compacta da Renault que em abril de 2022 ganhou um visual reformulado. Com a nova versão Outsider ela passou a usar motor 1.3 turbo TCE de 170cv que deu “vida nova” para a picape concorrente da Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Montana na linha de utilitárias sem chassi voltadas mais para o uso citadino do que rodoviário.

visual reformulado da Outsider em 2022 (Marcos Camargo Jr – AutoShow)


No entanto, os números do mercado mostram que a Oroch ocupa uma “confortável” terceira posição nas vendas sem ter crescido ao longo do ano. Em 2023 a Oroch vendeu em média 1.000 unidades enquanto a Montana em média 2.500 unidades e a Toro, líder da categoria, 4.000 unidades.

Motor 1.3 turbo flex e com injeção direta (Marcos Camargo Jr – AutoShow)


Motor “Mercedes” 1.3 do GLA e GLB

Vamos começar pelo motor. É um moderno quatro cilindros que entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol com 27,5 kgfm a 1.600 rpm para os dois combustíveis. A transmissão é automática do tipo CVT, que simula oito marchas. Esse propulsor confere uma boa arrancada e uma retomada consistente, o que é fundamental para quem carrega muito peso. No caso da pick-up da Renault, é possível levar tranquilamente 683 litros na caçamba, nível similar a dos concorrentes.

Espaço é adequado no banco dianteiro e regular no banco traseiro (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

Espaço adequado com alguns poréns

A Renault Oroch tem 4.719 mm de comprimento, 2.829 mm de entre-eixos, 1.834 mm de largura e 1.634 mm de altura. O ângulo de entrada é de 27,5 graus, o ângulo de saída é de 22,4 graus e o vão livre do solo é de 212 mm. A capacidade do tanque de combustível é de 45 litros e o peso sendo capaz de levar 650kg ou 683 litros de carga.

Renault Oroch Outsider (foto Renault Divulgação)

Na prática o espaço da Oroch é bom para quem viaja à frente mas razoável para quem viaja atrás. E isso não é culpa do entre eixos mas do aproveitamento de espaço. Os bancos são elevados e o teto não é muito alto. Assim viagens no banco de trás podem ser desconfortáveis pelo baixo aproveitamento, uma limitação da plataforma B0 desses veículos Dacia como o Duster e a Oroch.

interior simplificado mesmo na versão topo de linha (Marcos Camargo Jr – AutoShow)

Nível de equipamentos

A opção Outsider traz alguns destaques ao contar com ar-condicionado digital e automático, sensor crepuscular e de chuva, capota marítima, santantônio tubular, alargadores de para-lamas, câmera de ré, faróis auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, rodas com acabamento diamantado, Star/Stop, limitador e controlador de velocidades, sensor de estacionamento, assistente de frenagem de urgência, freios ABS, além de ter uma central multimídia de 8 polegadas do tipo flutuante com espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto e carregador por indução de smartphones, entre outros equipamentos.

painel com cluster que era usado no Captur e nova multimídia

No entanto, considerando uma versão topo de linha a Outsider não traz como opção um farol LED, teto solar, uma câmera de melhor qualidade bem como pacote de itens de segurança como frenagem automática e alerta de ponto cego ou mesmo câmeras integrais para facilitar as manobras.

câmera traseira da Oroch Outsider (Marcos Camargo Jr – AutoShow)


Desempenho e consumo da Oroch 1.3

A Renault Oroch equipada com motor 1.3 chega aos 100 km/h em 9,8 segundos e chega aos 189 km/h de velocidade máxima
O consumo com etanol é de 7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada. Com gasolina faz 10,5 km/l e 11 km/l na estrada.

O que falta a bordo da Oroch?

Renault Divulgação

Na renovação da picape a Oroch ficou devendo ainda itens importantes. Falta regulagem de profundidade na direção que é assistida mas usa sistema eletrohidráulico que ninguém mais oferece. Assim, ela é mais pesada e muito indireta e a posição de dirigir não é muito fácil de encontrar para todas as estaturas especialmente os mais baixos.

Ar condicionado digital de uma zona (Marcos Camargo Jr)

O motor tem boa potência geral e a suspensão usa conjunto McPherson na frente e Multilink atrás de boa filtragem dos buracos, o que seus proprietários elogiam. Porém o câmbio bem sempre aproveita ao máximo a potência do motor e em alguns momentos o motor turbo demora a responder.


Outro ponto de importância é sobre o painel da Oroch. Visualmente ele foi renovado com uma orientação de design mais reta. Porém, bem rústico apenas com forração para os apoios de braço. A multimídia melhorou na resolução, nos comandos, mas poderia ter câmera melhor e trazer mais comandos do carro e fica apenas em configurações simplificadas de alertas (que ela quase não tem). Além disso a Oroch traz apenas dois airbags.


Seria um conjunto interesante não fosse o preço de R$ 149.400. Geralmente a Renault oferece algumas campanhas de desconto mas o preço sugerido é esse e fica proximo de versões mais equipadas da Toro (como a Freedom que com CNPJ pode ser encontrada na faixa dos R$ 150 mil) e que traz diferenciais de um motor um pouco mais forte, pacote ADAS completo e seis airbags de série. A Montana é mais em conta e tem a mesma lista de equipamentos que a Oroch. Assim, fica fácil entender porque mesmo com tanto potencial a Renault não tenha deslanchado nas vendas com a Oroch. Veja os preços e versões da Renault Oroch 2024

Oroch Pro 1.6 é a versão de entrada – Renault Divulgação

Renault Oroch Pro 1.6 – R$ 114.990
Ar-condicionado manual
Travas elétricas com comando na chave
Sensor de temperatura externa
Desembaçador do vidro traseiro
Predisposição para rádio
Vidros dianteiros elétricos
Volante com regulagem de altura
Controles de estabilidade e tração
Luzes de circulação diurna
Freios ABS
2 airbags frontais
Assistente de frenagem de urgência
Alerta de cinto de segurança não afivelado
Limitador e controlador de velocidade
Direção eletro-hidráulica
Pneus de uso misto
ECO Mode
Indicadores de direção lateral
Protetor de caçamba
Rodas de aço aro 16″

Oroch Intense é a versão intermediária (Renault MaxVia Divulgação)

Renault Oroch Intense 1.6 – R$ 122.990
Itens da versão acima e mais:
Vidros traseiros elétricos
Retrovisores com regulagem elétrica
Banco dianteiro com regulagem de altura e lombar
Volante com regulagem de altura
Multimídia 8″ flutuante com espelhamento sem fio de smartphone
Computador de bordo
Sensor de estacionamento
Retrovisores em preto brilhante
Barras de teto longitudinais funcionais
Roda de liga leve 16″ diamantada cinza
Faróis de neblina

Modelo Outsider topo de linha 1.3 – Renault Divulgação

Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo – R$ 149.490
Itens da versão acima e mais:
Ar-condicionado automático
Faróis com função “Follow me home”
Sensor de chuva e crepuscular
Chave canivete
Retrovisores com regulagem elétrica
Visual Outsider
Adesivo de porta “Outsider”
Roda de liga leve 16″ diamantada biton
Volante com revestimento premium
Bancos em revestimento premium “Titane Riviera”
Aplique de painel e costuras dos bancos em Laranja Corail