AutoShow

Renault, Mitsubishi e Nissan anunciam investimento de 23 bilhões de euros em veículos elétricos

A aliança entre Nissan, Renault e Mitsubishi irá investir 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos em veículos elétricos

Companhias prometeram 35 novos carros e cinco novas plataformas elétricas até 2030. Por Felipe Salomão

CMF-BEV será lançada em 2024 e será compacta para oferecer até 400 km de autonomia

A aliança entre Nissan, Renault e Mitsubishi irá investir 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos em veículos elétricos. Desta forma, as montadoras anunciaram que planejam lançar 35 carros para esse segmento até 2030. Os modelos utilizarão cinco novas plataformas elétricas, que serão desenvolvidas pelas companhias.

As empresas devem compartilhar ainda mais as plataformas nos próximos anos, o que deve chegar a 80% dos carros das marcas, o que totalizará 90 veículos até 2026. Atualmente, 60% dos veículos utilizam as mesmas plataformas. A aliança entre as empresas ainda deve reduzir os custos das baterias em 50% até 2026 e de 65% até 2028.

Aliança entre as empresas ainda deve reduzir os custos das baterias em 50% até 2026

Segundo as companhias, a capacidade de produção será de 220 GWh até 2030. Também devem compartilhar tecnologias como as baterias de estado sólido, que têm o desenvolvimento liderado pela Nissan.

Empresas devem compartilhar ainda mais as plataformas nos próximos anos

Em relação às plataformas elétricas, a CMF-AEV será a mais acessível. Já a KEI-EV será utilizada por modelos elétricos ultracompactos. Já veículos utilitários como Renault Kangoo e Nissan Town Star devem utilizar a LCV-EV. A CMF-EV será utilizada pelos modelos Nissan Ariya, Renault Mégane E-Tech Electric, além de ser uma plataforma elétrica global e flexível. De acordo com a marca, até 2030 1,5 milhão de modelos utilizarão essa plataforma. Por fim, a CMF-BEV será lançada em 2024 e será compacta para oferecer até 400 km de autonomia.

Procura um carro da Nissan, Mitsubishi ou Nissan? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC