Nova Pick-up tem motor com quase 400cv, suspensão exclusiva e itens inéditos. Por Marcos Camargo Jr.
A Ford começa a explorar a imagem de carros esportivos também com sua pick-up Ranger. E apenas seis meses após a estreia da nova geração da Ranger, desembarca no país a nova versão Raptor. Como parte do portfólio da Ford ela fica entre a Ranger Limited e a F-150 Lariat com proposta esportiva por R$ 448,6 mil.
Seu desenho apela para o perfil esportivo da grade especial com a grafia Ford, o gancho como item de série, molduras de pára-lamas e rodas aro 17 com pneus 285/70 Continental Grabber de uso off road.
Por dentro há um novo volante exclusivo, menu “Raptor” com parâmetros de escapamento e modos de direção, borboletas atrás do volante em magnésio e revestimento preto e laranja enquanto os bancos são exclusivos com ajuste elétrico e apoio lateral. Todo o revestimento dos bancos é feito em couro e suede e o revestimento interno do teto e coluna são pretos.
Dimensões e ficha técnica
Na ficha técnica, a Ranger Raptor quase não muda: são 5,36m de comprimento (1cm a mais que a Ranger por conta dos para-choques), entre eixos iguais de 3,27m, largura de 2,20m (maior que os 2,01m da versão comum por conta do conjunto de pneus, 1,92m de altura e bitolas de 1,71m, maiores que os 1,62m das demais versões.
Para a Raptor a Ford fez reforços no chassi e suporte de estepe além de chapas de proteção em aço para a parte inferior. O curso da suspensão é 32% mais rígido na dianteira que usa braços duplos e ligas de alumínio e 18% na traseira que usa molas helicoidas.
A capacidade de carga é mantida na Raptor porém há novos acessórios como os protetores Flexbed, tomada de 120v, pontos de ancoragem de carga e tampa de acesso nas laterais. A suspensão usa amortecedores Fox Live Shocks de 2,5”.
Novo motor 3.0 V6
Na Ranger Raptor o motor é o 3.0 V6 bi-turbo GDI com 397cv e 58,3kgfm de torque a 3.500rpm. Diferente das outras versões o motor tem controle eletrônicos das válvulas de alívio da turbina. O câmbio é o mesmo de 10 marchas porém com relações reprogramadas na linha Raptor. A Ford fala em 0-100km/h em 5,8s o que faz da Raptor a pick-up mais rápida à venda no Brasil. A Ford anuncia consumo entre 8,3 e 10,2km/l.
Com o novo motor a Ford também trouxe três novos modos de condução para a Ranger Raptor: Baja, Rock Crawl e Esportivo além dos já disponíveis. Estes modos alteram desde o visual da tela até os parâmetros de resposta do motor, câmbio e suspensão. Tanto o diferencial traseiro quanto dianteiro são do tipo autoblocante, outro item exclusivo da Ranger Raptor e a capacidade de imersão é de 85cm com 32° de ângulo de entrada e 27° de saída.
Itens de série
Entre os itens de segurança e comodidade a Ranger Raptor tem faróis Led Matrix, som Bang&Olufsen com 8 falantes, luzes externas 360°, navegador off road com controle de inclinação e sensores, painel digital de 12,4”, multimídia com tela de 12” e sistema Ford Sync 4 com conexão sem fio para celulares, assistente de pré colisão, controle de Cruzeiro adaptativo com Stop&Go, assistente de frenagem e de cruzamentos, reconhecimento de placas de trânsito e total de 7 airbags.
Além dos itens de série a Ranger Raptor tem oito acessórios como rodas preparadas com Bead Lock, capota elétrica retrátil, santantonio, amortecedor da tampa traseira, trava de estepe e protetor do cabo do estepe e antifurto de rodas.
A Ford afirma que a Raptor foi testada nos últimos anos em várias condições de rodagem incluindo regiões desérticas, 1.600km rodados em velocidade máxima em condições extremas, 39.500km de testes estruturais e de motorização e 50.000km de testes no Brasil.
A Ranger Raptor chega nas cores Laranja Sahara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina. As primeiras unidades da Ford Ranger Raptor serão entregues em fevereiro de 2024. O preço sugerido é de R$ 448,6 mil.
Vale lembrar que com pacote esportivo a Ford Ranger Raptor não tem concorrentes diretos. A Toyota oferece a Hilux GR Sport de apelo esportivo mas com mesmo motor 2.8 turbodiesel. Assim, ela irá brigar em uma faixa intermediária entre modelos full size e versões completas das médias bem equipadas.
matéria com informações de Henrique Pereira em colaboração