Ranger 4×2 mostra como economizar R$ 60 mil em uma pick-up

Versão tem motor diesel, câmbio automático e multimídia mas perde 4×4, cromados e conforto. Por Marcos Camargo Jr

No mundo das Pickups, a Ranger Limited tem preço de R$ 190 mil, quase o mesmo que a vice líder Chevrolet S10 e muito menos que a líder Toyota Hilux de R$ 215 mil. 

Se a versão topo da Ranger traz itens como motor 3.2 turbodiesel, frenagem autônoma de emergência, bancos em couro e interior bem equipado, há uma forma de economizar R$ 60 mil; a XLT 4×2 que o Auto Show avaliou. 

Visual espartano 

A primeira impressão é agradável já que a Ranger traz o novo visual com grade na cor chumbo, as rodas aro 18” e um estilo espartano sem itens cromados pelo exterior. Não há luzes diurnas em LED (DRL), nem bancos em couro ou elétricos. 

Por dentro a Ranger traz visual simples, com acabamento em plástico e tem uma lembrança muito presente dos padrões americanos de Pickups como a F Series. Os bancos são em tecidos e nao possuem controle elétrico, só ajustes manuais. A multimídia é a Ford Sync 3 com espelhamento para Android auto e Apple CarPlay. Nada além do essencial.

A picape produzida na Argentina ganhou uma nova suspensão que, de acordo com os engenheiros da marca, melhora a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada. Melhorou mas nessa versão ela ainda é menos confortável em estradas de terra e com cinco passageiros a bordo. 

Motor forte mas nem tanto 

Com motor 2.2L turbo diesel e 160cv a Ranger XLS apresenta bom desempenho em baixas rotações e agilidade na estrada. Os 39,3kgfm se fazem presentes já nas primeiras 1.500rpm, o que faz a picape de pouco mais de duas toneladas ter um consumo médio de 9,3km/l na cidade e 14,1km/l na estrada. O câmbio é automático de seis velocidades. Agradável na cidade pela boa arrancada ela também não faz feio na cidade nem perde dirigibilidade nas curvas. Não chega a ser forte como o 3.2 litros nem tão potente mas é suficiente.

De série, a Ranger XLT vem equipado com ar-condicionado digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro, central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e comandos de voz, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina e acabamento do painel, portas e console. Ainda tem assistente de abertura e fechamento da tampa, trava com chave e oito ganchos internos para carga. Capô com mola a gás, gancho para reboque, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de cárter e protetor do tanque de combustível finalizam o pacote.

Por fim, a Ranger XLT 4×2 vem com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), vidros elétricos com fechamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, piloto automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, alarme, limitador de velocidade, chave programável MyKey, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, compartimento climatizado no console e aviso luminoso do nível do lavador do para-brisa.

Mercado

Atualmente a Toyota Hilux tem 30,8% de “share” no segmento das picapes médias feitas sobre chassi. Atrás da picape da Toyota está a Chevrolet S10, que emplacou 24,9% de participação em 2018. Mas quem mais ganhou mercado nos últimos anos foi a Ranger. Isso se deve às importantes mudanças que a Ford preparou para Ranger mantendo o preço de 2019 e ainda permitindo que a versão mais cara, a Limited, custe bem menos que as concorrentes.

Nas versões mais caras a picape é equipada com diversos itens estéticos e também com a tração 4×4, que aumenta consideravelmente as vendas da picape. De janeiro a setembro a Ranger emplacou 15.811 unidades. 

Para quem deseja apenas um bom espaço para carregar objetos ou usar uma utilitária como carro de passeio na cidade e eventualmente na estrada, a Ranger XLS 4×2 é uma ótima opção, com preço acessível, não abrindo mão de um motor diesel e de espaço interno mesmo sem os mimos dos modelos mais caros.

A Ranger XLT custa R$ 128.250,00 mas facilmente é encontrada na faixa de R$ 124.500,00. 

Procura uma pick-up 4×2? No Auto Show tem dezenas de opções como a Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Toyota Hilux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. Visite nossos feirões realizados todo domingo no Anhembi e Shopping ABC.