Versão diesel usa motor Multijet e na Laramie proposta é tradicional e também está disponível na Rebel. Por Marcos Camargo Jr.
A RAM Rampage é um produto de sucesso recém-lançado no Brasil. Já foram mais de 10 mil unidades vendidas. Veja nesse artigo o teste completo da Rampage Laramie diesel.
O visual tradicional da Rampage remete ainda mais às picapes maiores olhando a Laramie de perto. Grade com cromados horizontais, moldura ampla, farois afilados e o desenho reto remete à 1500. As rodas com acabamento diamantado, os parachoques cromados e os frisos largos trazem o estilo dos modelos maiores.
Motor diesel tradicional
O motor é aquele conhecido que estreou por aqui ainda em 2015: 2.0 Multijet turbodiesel de 170cv e 38,8kgfm de torque combinado com transmissão automática de nove velocidades e tração 4X4 automática.
No pacote tecnológico ela dá um banho em modelos médios. Na prática a Rampage é uma picape que se diferencia justamente pelos itens de comodidade, tecnologia e segurança a bordo. Ali estão painel digital de 12 polegadas, multimídia de 10 polegadas, pacote ADAS, rodas de 18 polegadas entre outros itens.
Porte e dimensões da Rampage
Perto de uma picape média a Rampage é quase do mesmo tamanho com seus 5,02m de comprimento e 2,99m de entre-eixos, ela se passa bem por um modelo com chassi. Seu compromisso é na verdade com o conforto graças à suspensão independente do tipo multilink na traseira e tantos itens de série.
O motor de 170cv não tem o mesmo brilho da versão a gasolina. Não se desiluda. O motor Hurricane4 tem 100cv a mais, o que faz uma bela diferença. Mas o motor Multijet irá se mostrar suficiente, com bom torque, entrega de potência em baixa rotação e comportamento suave sem vibrações.
Capacidade de carga e itens de série
Para carga, como picape compacta a Rampage tem capacidade de 1015 litros o que é bom e 980kg, quase o que é possível levar em um modelo médio com chassi. Além disso entre os mimos há farois em LED com ajuste elétrico de altura, tampa traseira amortecida, controle de cruzeiro adapatativo com stop&go, controle de descida, partida remota, aplicativo Ram e sensor de chuva.
No modelo testado há o pack elite que incorpora banco com ajuste elétrico, som harman kardon e iluminação ambiente que custa R$ 6 mil adicionais. Mas teto solar não há nem como opcional. Mesmo com esse deslize, o “toque” Stellantis fez da Rampage um produto pronto para encarar uma posição de destaque no mercado. Tanto que os números já comprovam isso onde a Rampage foi o 23º veículo mais vendido do mercado com quatro meses de lançamento.
Ao longo do nosso teste o consumo de diesel ficou em 10,5km/l na cidade e 14 na estrada. O preço é de R$ 249,9 mil, custo de uma picape média de entrada mas que na Rampage Laramie com motor diesel haverá maior conforto, itens de série e comodidade semelhante a de um automóvel.