AutoShow

Qual o melhor aventureiro: Ka Freestyle ou Argo Trekking?

Detalhes dos estreantes do ano que vão bem nas vendas em suas versões manuais e preço em torno de R$ 60 mil

Brasileiro é fã de um compacto aventureiro, ainda mais considerando que estamos na “era dos SUVs”. Assim, se todo carro quer parecer maior e mais robusto do que é, o Auto Show confronta dois estreantes: Fiat Argo Trekking e Ford Ka Freestyle em suas versões de entrada com motor 1.3 e 1.0 respectivamente. Qual deles merece sua atenção?

Antes de tudo vale dizer que o segmento dos aventureiros está bombando. Cerca de 1/3 das vendas de compactos nacionais é de modelos com esse apelo. Os concorrentes são Ford Ka Freestyle, Fiat Argo Trekking, Renault Sandero Stepway, e, prestes a serem renovados, Onix Activ e HB20 X. Entre os estreantes estão Argo Trekking e Ka Freestyle em suas versões mais em conta, com motor 1.0 e 1.3 respectivamente, além de câmbio manual de cinco marchas.

Ford Ka Freestyle: Exibido na cor marrom trancoso, tem motor 1.0 Ti-VCT de 85 cv a 6.500 rpm e 10,7 kgfm a 3.500 com câmbio de cinco marchas e consome cerca de 9,3km por litro de etanol na cidade. A posição de guiar com painel avançado torna o Ka um pouco apertado por dentro e o porta malas de 257 litros também não é referência. O acabamento é bom e apesar da cobertura marrom é simples e cheio de plásticos.

Por fora traz rack de teto, para-choques com apliques que imitam metal, reforço nas caixas de roda além de grade e emblemam da versão. Por dentro tem painel com revestimento marrom, multimídia de 7 polegadas Sync 2.5, ar condicionado com função “Max” e bancos com revestimento lateral em couro além dos tapetes “Freestyle”, para combinar.

Só no Freestyle há melhorias como como amortecedores e molas reforçados, bitola 30mm mais larga, eixo rígido 30% mais forte e também barra estabilizadora maior. A segurança no Freestyle fica por conta dos airbags frontais e dois laterais adicionais e freios ABS.

Fiat Argo Trekking: aqui mostrado na cor vermelho Monaco, tem motor Firefly 1.3 de 109cv com etanol e 101cv com gasolina e torque de 13,7kgfm ou 14,2kgfm respectivamente. Surpreendeu no consumo com média de 10,0km por litro com etanol na cidade. Manejar o motor e o câmbio dão a sensação de dirigir qualquer outro Fiat pelo ruído e escala das marchas. A direção também é elétrica e o volante é maior e melhor acabado que o do concorrente além de ser mais espaçoso com porta malas de 300 litros, e traz multimídia Uconnect 7, tão boa quando o sistema Sync do Ka.

Apesar da boa vida a bordo, na prática fazem falta os controles de estabilidade e tração apesar dos pneus de uso misto que deixam a direção mais firme. Em termos de segurança ele tem só os dois airbags e ABS obrigatórios.

Quem aprecia conforto e quer maior desempenho em um carro com acabamento melhor pode optar pelo Fiat Argo Trekking. No entanto, se o assunto é preparação efetiva para situações de baixa aderência, pisos irregulares e buracos pode optar pelo preparado Ford Ka Freestyle. Apesar de mais lento que o rival, tem suspensão evoluída e segurança aprimorada.

O Ka Freestyle 1.0 custa R$ 56.690,00 e o Fiat Argo Trekking sai por R$ 59.990,00 mas a versão testada tem itens adicionais que elevam o preço para R$ 62.080,00.

Gosta de compactos aventureiros: veja as mais de 40 mil ofertas aqui no Auto Show, e também ofertas do Fiat Argo e Ford Ka. Visite os feirões presenciais Auto Show realizados todo domingo simultaneamente no estacionamento do Anhembi e no Shopping ABC.