De três a no mínimo seis meses, a escolha vai fazer a diferença no tanque do seu carro. Por Marcos Camargo Jr
Em tempos de reflexo da pandemia e especialmente para o nosso público fã de carros antigos o tema gasolina é sempre atual. Com o preço mais baixo é comum que alguns motoristas queiram aproveitar o momento e encher o tanque. Quem tem carro antigo pode estar pensando em garantir o preço mais baixo da mesma forma. Mas quanto tempo dura a gasolina no tanque antes de começar a perder suas qualidades? O AutoShow responde.
Primeiro: há basicamente três tipos de gasolina. A comum, a aditivada e a de alta performance ou alta octanagem.
A gasolina comum, também chamada de “tipo A” tem 27,5% de etanol e não tem aditivos de limpeza com octanagem mínima de 87. Ela começa a envelhecer e perder as propriedades químico físicas após três meses. Portanto carros antigos precisam de atenção pois a gasolina envelhecida pode prejudicar a combustão e levar a falhas e problemas no motor.
A gasolina aditivada é uma gasolina comum com 27,5% de etanol e 87 octanas porém adicionada de detergentes e dispersantes. Ela ajuda a manter o sistema de combustão limpo: bicos, válvulas e outros componentes. Porém ela tem mesmo o tempo de validade da gasolina comum: 3 meses antes de começar a perder suas qualidades químicas. Pode ser que os agentes aditivos permitam que a gasolina dure mais tempo, mas não muito mais do que a gasolina comum.
Já a gasolina de alta octanagem ou alta performance conhecida por nomes comerciais diversos (OctaPro, Podium, Fórmula Racing etc) tem composição diferente. Ela tem 25% de etanol e 91 octanas ou mais.
O tempo de validade da gasolina de alta octanagem é de no mínimo seis meses sendo indicada para carros antigos e modelos com motor de alta performance com alta taxa de compressão. Carro de qualquer motor pode usar essa gasolina. O fundamental é saber que a gasolina de alta octanagem dura muito mais tempo no motor sem perder seus atributos.