Quais as marcas que ganharam e perderam espaço em 2024?

AutoShow analisa os dados: Volkswagen e Fiat cresceram mas GM e Renault recuaram. Por Redação

As vendas de carros novos vivem um bom momento no mercado nacional. Em outubro foram registradas 249.896 unidades – sendo 195.201 automóveis e 54.695 veículos comerciais leves como picapes e vans. Esse número é 20,9% maior do que outubro de 2023 por exemplo. Mas quando olhamos por um prisma mais próximo, o ranking de mercado está mudando. Quais foram as marcas que ganharam e quais delas perderam mercado ao longo deste ano? 

O AutoShow, site do maior feirão de carros usados do Brasil, analisou os dados de mercado que mostram a Fiat mais à frente em participação assim como a Volkswagen enquanto Chevrolet e Renault perderam espaço. Vamos aos números: 

A Fiat vendeu 51.955 unidades em outubro por exemplo. Ela soma Fiat Mobi e Argo por exemplo mas o destaque fica por conta de segmentos estratégicos com a Fiat Toro por exemplo e a dupla Pulse e Fastback vendendo entre 3 e 4.000 unidades por mês. Isso sem falar na Strada que é o segundo veículo mais vendido do mercado bem perto do líder Polo.

A Volkswagen também é um destaque com 42.084 unidades vendidas em outubro e a liderança do Polo. É certo que boa parte dessas vendas se devem ao resultado do Polo Track mas a soma é essa: T-Cross é líder dos SUvs, Nivus vai muito bem e embora não faça sombra para a Strada a Saveiro vende sempre acima das 3.000 unidades. 

Já a Chevrolet com portfólio mais enxuto soma 29.250 perdendo quase 10% de mercado em um ano. A Hyundai está acelerando de novo e soma 23.163 unidades graças aos bons resultados do HB20 e Creta. 

Já a Renault vem perdendo bastante mercado de forma acelerada. A marca soma 12.909 unidades vendidas em outubro com perdas significativas na linha do Kwid e Duster e o Kardian traz certo equilíbrio mas ainda não vende o que se espera e a Oroch se mantém estável. 

A BYD por outro lado consolida sua posição sendo a 10° marca mais vendida do mercado e só comercializa eletrificados. Com três anos de atuação no varejo ela lidera as vendas de elétricos compactos e também SUVs híbridos somando Song Pro e Song Plus.  

Posição MarcaAcumulado
FIAT422.164
VW318.768
CHEVROLET252.188
HYUNDAI160.548
TOYOTA170.797
RENAULT105.420
JEEP99.968
HONDA73.665
NISSAN74.756
10ºBYD58.695
11ºCAOA CHERY50.398
12ºFORD38.579
13ºCITROËN27.604
14ºPEUGEOT22.451
15ºRAM25.251
16ºGWM23.452
17ºMITSUBISHI18.253
18ºBMW12.628
19ºMERCEDES-BENZ6.881

Dados da Fenabrave