Motor potente, espaço de sobra é bom preço são a fórmula do grande SUV chinês. Por Marcos Camargo Jr
O mercado dos SUVs de grande porte é restrito no Brasil. Para essa demanda específica há modelos como Mitsubishi Outlander 2.0, Tiguan AllSpace 350 R-Line, Peugeot 5008, Kia Sorento e Hyundai Santa Fe. A questão é que tirando o Mitsubishi na faixa de R$ 160 mil os demais tem preço a partir de R$ 190 mil.
Assim chega o JAC T80 oferecendo o bom pacote custo benefício aliando espaço ao motor potente de 210cv. O AutoShow então revela aqui os prós e contras desse crossover importado da Jac Motors.
Prós
Espaço de sobra
Se a ideia é levar sete passageiros o grande chinês é generoso. Sao 4,79m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos para acomodar sete pessoas inclusive adultos nos bancos retráteis na última fileira. Com dois adultos de 1,70m nestes banquinhos há relativo conforto além de alto falantes (são dez ao todo). Se não for preciso aciona-Los o porta-malas tem 620 litros. Rebatendo os bancos a capacidade sobe para 1.550 litros. É maior e mais espaçoso que todos os concorrentes na faixa dos 4,70m de comprimento e sem mimos para quem viaja na terceira fileira.
Motor forte
O motor 2.0 turbo a gasolina rende 210cv com 30,5 kgfm disponíveis 1.800 a 4.000 rpm. Mesmo com os 1725kg do crossover há muita disposição quando se pisa no acelerador. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis relações mas fica devendo shift paddles. O acerto não é tão bom quanto os concorrentes mas o motor é inegavelmente forte.
Bom consumo para o tamanho
Rodando na cidade registramos 8,5km por litro na cidade que sobe para 10,5km na estrada conforme o computador de bordo. O T80 traz um painel interessante e completo e o acabamento surpreende deixando concorrentes para trás embora tenha o interior bem inspirado nos modelos Mercedes-Benz o que acaba sendo ponto positivo.
Contras
Câmbio
O T80 usa câmbio de dupla embreagem automatizado o que não seria ruim. No entanto há um delay no ajuste entre motor e transmissão levando a atrasos na escalada de marchas. Outro detalhe é a alavanca antiquada que destoa do bom acabamento do carro. Na prática a potência é ótima mas o câmbio parece vacilar em algumas reduções.
Faltam itens comuns ao segmento
De série o T80 tem itens como faróis de projeção com acendimento automático e DRL em LED, piloto automático (não adaptativo), chave presencial, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado automático duas zonas e os controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas e seis airbags além do freio ABS e disco nas quatro rodas. Os bancos são em couro e o do motorista é elétrico e conta com aquecimento, refrigeração e até massageador.
Porém lhe falta um alerta de ponto cego, frenagem automática de segurança, alerta de fluxo cruzado entre outros mimos tecnológicos que compradores de SUvs estão bem acostumados neste segmento.
Multimídia poderia ser melhor
O som é de boa qualidade da marca premium Infinity com 280 watts RMS e dez alto falantes mas não há Android Auto ou Apple Car Play e sim um sistema de espelhamento de smartphones. Essa funcionalidade todos os concorrentes trazem e o comprador de SUV também aprecia.
Mesmo com estas ausências é de se considerar o preço de R$ 148,9 mil. Também com sete lugares o Mitsubishi Outlander 2.0 é menos potente (160cv) mas igualmente equipado. Já o Volkswagen Tiguan AllSpace R-Line vem com itens como a frenagem automática mas o preço é bem mais alto: R$ 197,9 mil. Outro player importante é o Peugeot 5008 de 7 lugares mas preço em torno de R$ 190 mil. Também são mais caros o Kia Sorento e Hyundai Santa Fe com preços acima dos R$ 230 mil.