Prós e Contras: Hyundai HB20 Diamond turbo

Vale a pena escolher o novo hatch com motor turbo GDI de 120cv? Por Marcos Camargo Jr

Ele ganhou novo visual mais esportivo, um pouco mais de espaço interno e nível de equipamentos superior. Ainda assim o resultado ficou bem polêmico a ponto de 70% do nosso público não aprovar o design do Hyundai em uma enquete feita pelas redes sociais com mais de 570 votos.

Mas sem dúvida o novo motor 1.0 TGDI flex de 120cv e 17,8kgfm de torque com bloco de alumínio e injeção direta são seu grande trunfo. Depois disso, listamos aqui os cinco pontos positivos e negativos do hatch da Hyundai.

Prós

Novo motor: com ótimo índice de resposta, o motor GDI turbo agrada por ser “esperto” das 1.500 às 3500rpm. O câmbio automático de seis marchas encontra bem sua posição em um casamento equilibrado e com desempenho interessante.

Nível de equipamentos: é interessante com itens como alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pressão dos pneus e piloto automático sem falar nos shift paddles.

Suspensão: ficou mais confortável e mais precisa. Está repetindo, neste ponto, a fórmula do Chevrolet Onix que por sua vez trazem a precisão do Volkswagen Polo. Quem viaja atrás no HB20 vai sentir a diferença dos 3cm a mais e no novo ajuste do eixo rígido.

Garantia e manutenção: o HB20 tem 5 anos de garantia e revisões com preço fixo, de R$ 200 a R$ 600 com uma revisão de R$ 890 aos 80 mil km.

Contras

O design parece mesmo jogar contra o HB20. A rejeição é muito maior do que a aprovação. A dianteira baixa, o conjunto ótico e o teto flutuante foram os itens mais criticados. Só mesmo as vendas vão dizer se o HB20 novo irá embalar TSO bem no mercado quanto seu motor.

Espaço interno ainda é limitado. Na frente é Suficiente mas atrás ainda é apertado e o porta-malas é raso e não comporta mais do que 300 litros.

Pequenos pecados da novidade são a falta de um farol de LED enquanto as luzes diurnas trazem essa tecnologia, os quatro airbags do Diamond não estão presentes nas versões de entrada que tem apenas dois e o painel mesmo com mostradores digitais repete o estilo já aposentado por rivais.