AutoShow

Prós e contras dos concorrentes: Honda HR-V e Ford EcoSport

Vale a pena apostar no modelo japonês que tem pouca desvalorização ou no consolidado SUV da Ford que recebeu importantes mudanças na segunda geração? Por Guilherme Magna

Um abriu as portas para os carros SUV no Brasil há 16 anos e outro ganhou destaque e assumiu a liderança pouco tempo depois que chegou ao mercado em 2015. Estamos falando do Ford EcoSport e do Honda HR-V, que apesar de concorrerem na mesma categoria possuem posicionamentos bem diferentes.

Por um lado, encontramos o Ford EcoSport custando a partir de R$ 71,9 mil e de outro encontramos o Honda HR-V a partir de R$ 94,4 mil considerando as versões de entrada. Por justiça, vale dizer: a versão automática mais em conta do Ford sai por R$ 77,9 mil, enquanto o Honda só tem essa opção.

Carros de volume

Ano passado foram 82.460 unidades comercializadas, se somarmos os dois modelos. O HR-V emplacou 47.962 unidades, enquanto o EcoSport comercializou 34.498 unidades tornando os SUVs segundo e quinto carro mais vendido de sua categoria, respectivamente. Em 2019 a Honda já vendeu 31.608 unidades, enquanto a Ford emplacou 20.980 unidades, isso somando os meses de janeiro a agosto, o que os torna o quarto e quinto mais vendidos do segmento, respectivamente, atrás apenas do Jeep Renegade e Hyundai Creta e Nissan Kicks, seus concorrentes diretos.

Os SUVs têm muitos atributos, o que os torna bons carros na hora da revenda e são muito procurados no Feirao Auto Show.

Mas será que vale a pena a compra? O que o consumidor terá de positivo ou negativo em cada um deles? O Auto Show irá mostrar os prós e os contras dos modelos.

Para este ano ambos não receberam mudanças visuais, apenas a EcoSport Titanium agora não tem mais o estepe traseiro nesta versão intermediária. O HR-V tem maior espaço interno e os ocupantes traseiros conseguem posicionar bem as pernas, até mesmo os mais altos. Já na EcoSport, o mesmo não se repete pois o espaço interno é reduzido para os passageiros e o porta-malas tem só 357 litros.

Nas versões de entrada dos SUVs os bancos são em tecidos, mas possuem regulagem de altura. No quesito multimídia a Ford equipa a EcoSport com as funcionalidades do Apple CarPlay e Android Auto, no modelo da Honda o som é equipado apenas com Bluetooth. O volante de ambos os carros também são multifuncionais e no painel ainda é possível ver o comando de ar-condicionado manual e o câmbio manual de cinco marchas na EcoSport e o câmbio automático CVT no modelo japonês.

De série o Ecosport 1.5 SE, o mais em conta, vem equipado com ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas, 2 air-bags, sistema multimídia com tela touch screen de 7”, entrada USB, conexão Bluetooth®, conectividade completa com Android Auto e Apple CarPlay, além de Comandos de Voz. Ainda oferece Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração, o AdvanceTrac®, Assistente de partida em rampa e câmbio manual de cinco velocidades com opção do automático de seis marchas.

Já o Honda HR-V LX (de entrada) vem menos equipado: direção elétrica, ar-condicionado, controle de estabilidade e tração, 2 airbags, sistema de áudio com bluetooth, freio de estacionamento eletrônico EPB (Electric Parking Brake) com função Brake Hold, 2 air-bags, Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD(Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution), Sistema Immobilizer e câmbio automático CVT.

Prós e contras

O mercado mostra o porquê os carros ocupam a quarta e a quinta posição. No caso da Honda o preço fica muito acima dos concorrentes mas normalmente os consumidores de HR-V se dispõem a pagar o alto valor pela alta confiabilidade da marca. Já no caso da Ford, o EcoSport demorou muito para mudar, o que fez seus concorrentes ganharem espaço. No mercado os principais concorrente dos modelos citados, são: Hyundai Creta, Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade assim como Peugeot 2008, Citroën C4 Cactus.

Os dois utilitários compactos têm um pacote de opcionais completo, um bom espaço interno espaço interno e porta-malas generoso no caso do SUV japonês. O motor 1.5 de três cilindros que equipa a versão de entrada do EcoSport é eficiente e econômico, o que deixa o carro ideal para uso urbano ou rodoviário. Já o motor 1.8 Flex One que equipa a HR-V também é eficiente e o consumo de ambos é bem similar: cerca de 7,0Km/litro em circuito misto com etanol e 10,5km/litro com gasolina.

Gosta de HR-V ou EcoSport? Conheça algumas ofertas de usados no site do Auto Show e visite os feirões presenciais realizados todo domingo no estacionamento do Anhembi e no Shopping ABC.