Prós e Contras da Chevrolet S10 High Country 2020

Motor potente e torcudo além de baixo consumo surpreendem mas falta conectividade e interior renovado. Por Marcos Camargo Jr

Segunda pickup mais vendida do país atrás da Toyota Hilux, a Chevrolet S10 teve suas últimas mudanças promovidas na linha 2018. Este ano ganhou apenas um terceiro encosto de cabeça para o passageiro que viaja no banco de trás. Mas isso não quer dizer que ela deixe de ser combativa.

A linha 2020 da Chevrolet S10 pouco mudou além do preço. Agora R$ 3.800,00 mais cara, a versão topo de linha High Country custa R$ 191,9 mil e mantém as qualidades e pontos que poderiam ser melhorados. Rodamos 500km a bordo da pickup que também foi exibida ao público no Feirão Auto Show. O desenho e a cor surpreenderam os fãs da linha Chevrolet. Mas na hora da verdade, o que vale a pena e o que deve ser reconsiderado na hora de comprar uma S10 High Country?

Prós: motor, conforto e consumo

O motor 2.8 turbodiesel Duramax com intercooler e injeção direta Common Rail desenvolve 200cv e 51kgfm de torque com câmbio de seis marchas com opção de troca manual apenas na alavanca. A tração 4X4 com reduzida tem seletor no console em formato giratório e sem alterações.  Com suspensão de duplo A na dianteira e eixo rígido na traseira, a S10 High Country surpreende na força e na precisão da suspensão.

O freio ABS atua rapidamente quando exigido assim como o controle de tração e estabilidade que mantém a S10 presa às curvas. A vibração do carro é compensada pelos sistema de pêndulos metálicos ligados ao conversor de torque. Em termos de assistência à condução há alerta de saída de faixa, alerta de frenagem de emergência e em caso de acidente, há seis airbags e cintos pré-tensionados.

Após 500km rodados, chegamos a um consumo médio de 10,5Km por litro na cidade e 16,7km na estrada, número expressivo para seu porte (5,40m de comprimento, 1,87m de largura, 1,87m de altura e 3,09 de entre-eixos) e seu peso (2.100kg).

Contras: nível de equipamentos e multimídia

Se por um lado o desempenho surpreende, a vida a bordo poderia ser melhor na S10 High Country. Os cromados da parte externa não se repetem do lado de dentro que é quase todo preto.

A multimídia MyLink é eficiente e tem conexão com smartphones Android e Apple mas por vezes é confusa nas cores e na interface. Poderia ganhar a multimídia de nova geração usada no Cruze e o Onix, inclusive com internet wi-fi.

Também cairia melhor uma câmera de alta definição, tal qual a Colorado vendida nos Estados Unidos. O banco elétrico fica só para o motorista e faz falta a saída de ar condicionado no banco traseiro.

Concorrentes: a Chevrolet S10 High Country é a mais potente pickup na faixa de R$ 190 mil. Concorre com a líder Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. Só perde em potência para a Volkswagen Amarok que tem preço equivalente nas versões de entrada com motor 2,0 litros turbodiesel mas que brilha com o V6 biturbo de 225cv que custa entre R$ 195 mil e R$ 214 mil.

O Auto Show reúne todos os domingos uma área de utilitários com dezenas de ofertas de pickups, vans e furgões. Conheça o evento presencial realizado todo domingo no estacionamento do Anhembi e no Shopping ABC.

*fotos: Marcos Camargo Jr e Chevrolet Divulgação