Vale a pena comprar o SUV com motor 1.5 turbo? Por Marcos Camargo Jr
O SUV compacto da Caoa-Chery tem se destacado em um mercado inundado de opções de todas as marcas. Com um ano de mercado vende acima de 1.000 unidades por mês ultrapassando concorrentes como Chevrolet Tracker, Peugeot 2008 e Volkswagen Tiguan. Bem equipado, com motor turbo e preço abaixo das versões completas dos seus competidores, também alia uma boa estrutura de pós-vendas o que tem convencido os consumidores.
O motor 1.5 turbo flex de 147cv com gasolina ou 150cv com etanol trabalha bem com o câmbio automatizado de dupla embreagem Getrag com seis marchas. A suspensão é bem calibrada e o acabamento está no mesmo nível de qualquer SUV de marcas tradicionais.
Assim, o Auto Show listou quais são os prós e contras desse SUV que vem escalando boas posições de vendas no mercado:
Prós
Nível de equipamentos: além do bom motor o Tiggo 5X é equipado: multimídia com tela de 9 polegadas, teto panorâmico de vidro com acionamento elétrico, banco elétrico para o motorista e outros itens que são difíceis de se encontras nos competidores.
Motor atual: o 1.5 turbo se quatro cilindros e até 150cv (21,4kgfm de torque) tem bloco e cabeçote em alumínio e comando de válvulas variáveis. No segmento só o Volkswagen T-Cross, C4 Cactus, Peugeot 2008 e 3008, Chevrolet Tracker e Suzuki S-Cross oferecem a tecnologia. Os líderes como Jeep Renegade e Compass, Hyundai Creta e Honda HR-V ainda usam motor aspirado.
Baixo custo de revisões: a Caoa-Chery sabe montar uma estrutura de assistência como já fez no passado com a linha de importados da Hyundai. Hoje a marca conta com 100 pontos de venda e revisões com preço fixo além dos cinco anos de garantia. Até 60.000km o dono do Tiggo 5X vai gastar R$ 3.391 em revisões, o mesmo que um compacto como Chevrolet Onix ou Hyundai HB20.
Mais por menos: o preço de R$ 86,9 mil (versão T) e R$ 96,9 mil (versão TXS) fica abaixo dos seus concorrentes o que é outra vantagem. Quando comparado com as versões mais caras do Renegade, T-Cross, Creta e HR-V por exemplo, o Tiggo 5X chega à custar quase R$ 25 mil a menos.
Contras
Preconceito: parece um tema subjetivo mas no Tiggo 5X há preconceito contra a pecha de carro chinês. E isso tende a resultar na desvalorização do modelo coisa que os concorrentes não sofrem no mesmo grau.
Comandos confusos: desde a multimídia com tela grande mas comandos em excesso passando pelos ar condicionado digital sem controle de temperatura e botões invertidos no volante o Tiggo 5X peca em alguns detalhes. Também deveria ter um modo de condução “normal” visto que só conta com os ajustes “Eco” e “Sport”.
Suspensão: precisa e calibrada para manter o conforto mas poderia ter mais curso evitando batidas secas nos buracos. O Tiggo 5X também fica devendo o controle de tração, o que é item de segurança e está disponível em alguns dos seus concorrentes. Ainda assim tem controle de estabilidade, distribuidor de frenagem e freios ABS com disco nas quatro rodas.
Se você procura um bom SUV o Auto Show tem Centenas de ofertas de todas as marcas do mercado. Além do site você encontra ofertas de todos os modelos nos feirões de domingo que acontecem no Anhembi e Shopping ABC.