Produção nacional do HAVAL H6 Híbrido flex começará em maio

SUV será lançado comercialmente só no segundo semestre mas a GWM tem planos ousados. Por Marcos Camargo Jr

Marcos Camargo Jr

A GWM lançou na última semana seu terceiro produto no Brasil após o Ora 03 e Haval H6 em três versões. Trata-se do Tank 300, e na ocasião os executivos da marca disseram mais a respeito dos planos da Great Wall Motors, ou simplesmente GWM. O AutoShow conversou com executivos que confirmaram:  o SUV híbrido flex na versão nacional terá as primeiras unidades montadas em pré série no próximo mês de maio. 

Divulgação GWM

Embora a montagem comece em maio a GWM só deve lançar o carro no terceiro trimestre quando a montagem acelerar em Iracemapolis/SP. Também descobrimos que a GWM quer fazer um evento e chamar autoridades como o governador Tarcísio de Freitas e o presidente Lula para o marco da produção nacional.

Hoje a GWM tem 100 concessionárias e na unidade paulista já atuam 300 colaboradores. Até o final do ano a meta é chegar a 800 postos de trabalho.

Segundo os executivos, já existem mais de 100 fornecedores envolvidos na operação e a GWM estuda até produzir as baterias dos carros híbridos aqui no Brasil mas usando células importadas da China. 

Apesar da importação de componentes a meta é alcançar 60% de conteúdo nacional ainda que em um primeiro momento o carro seja totalmente importado e venha desmontado em kits vindos da China. 

Quais produtos da GWM serão feitos no Brasil?

Toda a linha do Haval será montada no pais: o HEV2 (híbrido puro) e também PHEV19, PHEV34 e GT serão montados em Iracemápolis. 

A capacidade instalada inicial é de 30.000 veículos por ano mas chegará a 50.000 unidades nos próximos anos segundo confirmaram os executivos da marca. 

Próximos lançamentos  

Depois do Ora, a GWM vai lançar o SUV elétrico Wey. “Um perfil mais sofisticado, de tecnologia, com design feito para um cliente exigente e temos também a Poer, com atributos de resistência para o dia a dia”, disse Diego Fernandes, COO da GWM.

“Vendemos em 2024 um total de 29.000 veículos considerando um tíquete médio de R$ 250 mil e há muitos clientes que já estão renovando seus veículos e evoluindo de um PHEV19 para um PHEV34. E clientes que tem mais de um GWM em casa como um Haval e um Ora 03. Isso é um orgulho para nós”, emendou Fernandes. 

Também presente na coletiva de lançamento do Tank 300,  Andy Zhang, presidente da GWM para o Brasil e México comemorou a presença da GWM em 170 países e 1.400 concessionários além de 90.000 funcionários. Em 2024 a empresa alcançou uma receita de US$ 27,9 bilhões (cerca de R$ 159 bilhões em valores convertidos). Só o ano passado foram US$ 1,38 bilhão em investimentos, cerca de R$ 7,8 bilhões.