AutoShow

Produção de veículos teve alta de 14,1% em fevereiro

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, saíram das linhas de montagem brasileiras 165,9 mil veículos em fevereiro

Foram comercializados 129,3 mil carros no mês passado, o que representa 2,2% de crescimento. Por Felipe Salomão

Apesar dos bons números do mês passado, os dois primeiros meses de 2022 tiveram queda de 21,7%

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, saíram das linhas de montagem brasileiras 165,9 mil veículos em fevereiro, o que representa alta de 14,1% em relação a janeiro deste ano. No mês passado foram licenciados 129,3 mil carros, o que gerou 2,2% de crescimento.

Saíram das linhas de montagem brasileiras 165,9 mil veículos em fevereiro

Apesar dos bons números do mês passado, os dois primeiros meses de 2022 tiveram 21,7% de queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando ainda não havia uma crise global de abastecimento de semicondutores. As vendas também caíram 22,8% em relação a fevereiro do ano passado.

Vendas também caíram 22,8% em relação a fevereiro do ano passado

“As notícias de que o IPI automotivo estava prestes a ser reduzido fizeram com que muitos clientes adiassem a concretização do negócio”, explica o Presidente da Anfavea Luiz Carlos Moraes. “Esperamos uma boa reação do mercado em março, um mês mais longo, sem feriados, com vários modelos com preços reduzidos nas lojas e historicamente mais aquecido que janeiro e fevereiro”.

Houve 41,4 mil automóveis enviados para fora do país em fevereiro

Em relação às exportações, houve 41,4 mil automóveis enviados para fora do país, o que representa 49,6% de alta ante janeiro deste ano e 25,4% de crescimento ante fevereiro de 2021. No acumulado do ano o crescimento foi de 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os estoques nas fábricas e, também, nas redes de concessionárias cresceram de 114,4 mil unidades em janeiro para 120,1 mil unidades no mês passado, o que diminuiu as filas de espera para os carros de maior procura e lançamentos recentes.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC