AutoShow

Produção da Fiat em Minas Gerais completa 47 anos; veja história

A Fiat celebra os 47 anos do complexo industrial de Betim, em Minas Gerais

Fábrica mineira já teve mais de 17 milhões de veículos produzidos desde 1976. Por Felipe Salomão

Fábrica conta com 2,2 milhões de metros quadrados – Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat celebra os 47 anos do complexo industrial de Betim, em Minas Gerais. A fábrica mineira já teve mais de 17 milhões de veículos produzidos desde a inauguração em 1976.

Produção do Fiat Uno em Minas Gerais – Foto: Fiat/Divulgação

O primeiro modelo produzido no complexo industrial da Stellantis foi o Fiat 147. Com o passar dos anos, a linha de montagem fabricou o Tempra, que foi o primeiro com ar-condicionado automático a sair da fábrica mineira. Já o Marea introduziu os airbags laterais e o Stilo foi o precursor na oferta de direção elétrica. O Palio, também fabricado por lá, foi o primeiro com motor 1.0 e com airbags e freios ABS. O Fiat Uno também foi produzido em Betim, assim como a Strada, Mobi, Argo, Pulse, Fiorino, Fastback e Peugeot Partner Rapid.

Complexo conta com 16 mil trabalhadores – Foto: Fiat/Divulgação

A fábrica de Betim também é o maior centro de produção de motores da América Latina com mais de 1,5 milhão de motores Firefly fabricados no complexo industrial. Também saíram da linha de montagem os propulsores Fire e GSE Turbo. Segundo a Stellantis, que é dona da Fiat, a fábrica conta com 2,2 milhões de metros quadrados, sendo 900 mil metros quadrados de área construída, 120 fornecedores e 16 mil trabalhadores, sendo 2 mil engenheiros. O complexo também tem Design Center Latam, Safety Center Latam e 40 laboratórios para o desenvolvimento de novos produtos.

Procura umcarro da Fiat? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC