Fábrica mineira já teve mais de 17 milhões de veículos produzidos desde 1976. Por Felipe Salomão
A Fiat celebra os 47 anos do complexo industrial de Betim, em Minas Gerais. A fábrica mineira já teve mais de 17 milhões de veículos produzidos desde a inauguração em 1976.
O primeiro modelo produzido no complexo industrial da Stellantis foi o Fiat 147. Com o passar dos anos, a linha de montagem fabricou o Tempra, que foi o primeiro com ar-condicionado automático a sair da fábrica mineira. Já o Marea introduziu os airbags laterais e o Stilo foi o precursor na oferta de direção elétrica. O Palio, também fabricado por lá, foi o primeiro com motor 1.0 e com airbags e freios ABS. O Fiat Uno também foi produzido em Betim, assim como a Strada, Mobi, Argo, Pulse, Fiorino, Fastback e Peugeot Partner Rapid.
A fábrica de Betim também é o maior centro de produção de motores da América Latina com mais de 1,5 milhão de motores Firefly fabricados no complexo industrial. Também saíram da linha de montagem os propulsores Fire e GSE Turbo. Segundo a Stellantis, que é dona da Fiat, a fábrica conta com 2,2 milhões de metros quadrados, sendo 900 mil metros quadrados de área construída, 120 fornecedores e 16 mil trabalhadores, sendo 2 mil engenheiros. O complexo também tem Design Center Latam, Safety Center Latam e 40 laboratórios para o desenvolvimento de novos produtos.
Procura umcarro da Fiat? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC