AutoShow

Preços dos carros usados devem cair este ano: entenda o motivo

Após dois anos de altas seguidas devido à restrição de fornecimento de peças (que continua) além da retração da economia em função da pandemia, o mercado de carros deve iniciar uma volta à normalidade este ano

Feirão promove eventos todo domingo e os preços dos carros devem acompanhar lei da oferta e da procura. Por Marcos Camargo Jr.

Feirão AutoShow conta com uma ampla variedade de veículos

Após dois anos de altas seguidas devido à restrição de fornecimento de peças (que continua) além da retração da economia em função da pandemia, o mercado de carros deve iniciar uma volta à normalidade este ano.

Evento acontece todos os domingos no Center Norte e Shopping ABC

Dados da FENAUTO – Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores – apontam uma queda na ordem de 29,9% nas vendas de modelos usados no mercado em janeiro quando comparado com dezembro. Da mesma forma, a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, apontou uma redução de 38,5% nas vendas neste mesmo período.

Carros com até três anos de uso eram comercializados em média 7% abaixo da tabela Fipe

Os números negativos mostram uma tendência que o Feirão AutoShow já vinha antecipando em 2021: o preço do carro no Brasil tende a cair ao longo deste ano. As pesquisas internas do Feirao realizado no Center Norte e Shopping ABC mostram que carros com até três anos de uso eram comercializados em média 7% abaixo da tabela Fipe. Modelos entre quatro e cinco anos de uso também caíram de preço: em média 12% da tabela enquanto modelos mais antigos chegavam a 15% abaixo do preço de referência.

Evento tem parceria com o Banco Itaú

“Dois fatores vão contribuir com essa redução: por um lado a produção de carros novos começa a retomar um ritmo acelerado aumentando a oferta, enquanto, por outro, o preço subiu muito. Isso reflete diretamente no mercado de usados e o preço abaixo da FIPE já mostrou seus efeitos. Antes da pandemia, carros usados eram vendidos em média 20% abaixo da referência e devemos voltar a esse patamar até o fim do ano”, analisa Leandro Ferrari, diretor Comercial do AutoShow.

Modelos entre quatro e cinco anos de uso também caíram de preço

Nos feirões realizados aos domingos a oferta dos modelos usados já cresceu bem como a negociação por preços mais baixos. “Notamos no feirão uma volta de compradores oriundos de outros estados. Naquele primeiro momento de retomada os preços estavam mais altos mas historicamente nossa feira acompanha o movimento do mercado. E o movimento agora é o de baixa dos preços”, diz Eduardo Ribeiro dos Santos, diretor da Matel, empresa que organiza os feirões AutoShow.

Evento reúne mais de 1.500 veículos

Como parte da retomada dos eventos, o AutoShow retomou algumas ações como a venda de carros retomados em parceria com o Banco Itaú e a volta da “VAGA VIP”, um especo diferenciado para a venda de carros dentro da própria feira. “O consumidor está voltando a frequentar nossos eventos e oferecemos carros de todos os perfis como esta ação em parceria com o Itaú de carros retomados e as vagas diferenciadas para quem quer se destacar dentro do universo da feira”, completa Eduardo Ribeiro.

Evento conta com mais de 4 mil visitantes

O Feirão AutoShow acontece todos os domingos no Shopping Center Norte e Shopping ABC e já reúne pouco mais de 1.500 veiculos expostos por semana que atraem pouco mais de 4.000 visitantes a cada edição. Os eventos contam com suporte de despachantes, agentes de financiamento, laudo de vistoria emitido dentro da feira além de estacionamento, praça de alimentação e toda a comodidade dos espaços destes shoppings.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC