AutoShow

Preço dos carros usados cai de novo em 2023, diz pesquisa

O preço dos carros zero quilômetro e principalmente dos usados vem iniciando um processo de queda em todo o país

Queda acompanha preço dos mercado de carros zero quilômetro este ano. Por Marcos Camargo Jr.

O preço dos carros zero quilômetro e principalmente dos usados vem iniciando um processo de queda em todo o país. O Monitor de Variação de Preços – MVP da KBB Brasil mostra que os preços dos modelos usados (de quatro a dez anos de fabricação) ficaram mais em conta com destaque para os fabricados em 2020 com queda de 0,94%.

Essa redução vem melhorando as vendas de carros usados. Em outubro as concessionárias e lojas de carros usados venderam 3,7% mais em um total de 11,8 milhões de usados transacionados este ano. Já os modelos novos também ficaram mais em conta. Os modelos 2023 caíram em média -0,38%, mantendo a variação mensal de 0,28%. Os veículos ano/modelo 2024 depreciaram -0,22% no último mês.

Dados da Anfavea, associação nacional dos fabricantes de veículos, mostram que em outubro o mercado interno cresceu 10,2% nas vendas mas a produção nacional caiu 4,4%. No total, foram vendidos 206.669 veículos dessas categorias ao longo do último mês, totalizando mais de 1,7 milhão de unidades vendidas no acumulado do ano. A pesquisa do Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil analisa 23.622 versões de veículos 0km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento.