Esportivo tem motor de até 761cv com torque instantâneo. Por Marcos Camargo Jr
Com mais de 30 mil encomendas em vários mercados o Taycan tem sido uma surpresa para uma marca tão tradicional no segmento de carros esportivos desde a década de 1950. A Porsche então estreia no Brasil seu primeiro modelo elétrico que se torna o flagship da marca por aqui.
O sedã cupê é oferecido em três versões 100% eletrificadas e preços entre R$ 589 e R$ 979 mil nos modelos 4S, Turbo e Turbo S que chega a 761cv em modo de aceleração desenvolvido especificamente para pista onde o carro acelera de 0-100km/h em 3,2 segundos segundo a Porsche.
O Taycan é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, e tem como modelo de entrada o 4S com 435cv (ou 530cv com função overboost) com autonomia de 407km.
A versão Turbo é mais potente: 625cv ou 680cv ativando o overboost e autonomia de 450km com uma carga completa. O modelo turbo S tem modo de arrancada específico para a pista o que eleva a potência para 761cv.
Outra evolução do modelo é um sistema de alta voltagem para a recarga em tempo reduzido. A marca promete 100 km de autonomia com 5 minutos de recarga graças ao sistema elétrico do carro de 800V. Em uma tomada comum a recarga é feita entre 6 e 8 horas.
Apesar de representarem segmentos diferentes, o Porsche Taycan tem como concorrentes elétricos premium os modelos Audi E-Tron, Jaguar I-Pace e Mercedes-Benz EQC.
Quem comprar o Taycan recebe um wallbox com sistema de 11 kW, incluindo a instalação em qualquer cidade do Brasil na residência ou escritório do cliente. Oportunamente o R7 divulgará detalhes técnicos do modelo vendido em quatro versões:
- Taycan 4S – R$ 589.000
- Taycan Turbo – R$ 809.000
- Taycan Turbo S – R$ 979.000
Feito para poucos o Porsche Taycan já está disponível no mercado nacional. Se você procura um esportivo mais modesto ou qualquer outro carro visite os feirões AutoShow aos domingos no Expo Center Norte e No Shopping ABC sempre das 7h às 13h.