AutoShow

Porsche lança edição comemorativa do 911 e anuncia venda também no Brasil

Após o sucesso do Porsche 356, a marca de Stuttgart criou seu maior clássico ao longo de 60 anos; o 911

Esportivo tem visual vintage e motor de 525 cv. Por Marcos Camargo Jr.

911 S/T acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos – Foto: Porsche/Divulgação

Após o sucesso do Porsche 356, a marca de Stuttgart criou seu maior clássico ao longo de 60 anos; o 911. Para celebrar a marca longeva do esportivo mais vendido do mercado europeu, a Porsche anunciou uma série especial denominada 911 S/T que terá exatos 1.963 exemplares produzidos. A marca já anunciou que irá oferecer alguns exemplares desse modelo no mercado nacional ainda neste ano.

Rodas são de 20 polegadas (dianteira) e 21 polegadas (traseira) com pneus 255/35 ZR 20 e 315/30 ZR 21 – Foto: Porsche/Divulgação

Mas o que é o 911 S/T?
Baseado na motorização do GT3 RS, a Porsche equipou seu esportivo mais famoso com esse motor de 525cv e caixa de câmbio manual de engates curtos com embreagem leve. Pesando apenas 1.380kg, o 911 S/T é uma edição colecionável de apelo vintage. Com opcional Pacote Heritage Design, inspirado na versão de corrida do 911 S dos anos 1960 e 1970, o 911 fica ainda mais interessante.

Segundo a Porsche, a inspiração no S/T vem da linha S lançada em 1969 – Foto: Porsche/Divulgação

Segundo a Porsche, a inspiração no S/T vem da linha S lançada em 1969. Ela trazia mudanças no chassi, nas rodas, no motor e na carroceria para melhorar significativamente a aceleração, a frenagem, a tração e aderência em curvas.

Painel de instrumentos e o cronômetro do pacote Sport Chrono são finalizados com o padrão de clássico da Porsche – Foto: Porsche/Divulgação

Para alívio de peso, itens como capô dianteiro, o teto, os para-lamas dianteiros e as portas são feitos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O mesmo se aplica à gaiola de proteção, barra estabilizadora do eixo traseiro e reforços do eixo traseiro. Entre as mudanças há rodas de magnésio, sistema de freios em material compósito de carbono e cerâmica (PCCB), bateria de partida de íons de lítio e vidros leves, todos itens de série.

Modelo tem acabamento em dois tons no interior – Foto: Porsche/Divulgação

O 911 S/T acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 300 km/h. As rodas são de 20 polegadas (dianteira) e 21 polegadas (traseira) com pneus 255/35 ZR 20 e 315/30 ZR 21, bancos esportivos em fibra de carbono, painel de instrumentos e o cronômetro do pacote Sport Chrono são finalizados com o padrão de clássico da Porsche, em tonalidade verde.

911 S/T será oferecido no Brasil em regime de pré-vendas ainda no segundo semestre de 2023 – Foto: Porsche/Divulgação

Heritage na cor azul
Na linha do 911 S/T há opção do pacote Heritage Design na cor azul, brasão clássico da Porsche do design original do 911 que adorna a frente, as calotas, o volante, os encostos de cabeça e a chave do carro. O acabamento interior vem na cor Classic Cognac com listras pretas. O 911 S/T será oferecido no Brasil em regime de pré-vendas ainda no segundo semestre de 2023, com entregas previstas para 2024. O preço público sugerido será divulgado apenas futuramente segundo a Porsche.

Procura um Porsche? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC