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Porsche 911 ganha inédita versão híbrida com “turbo elétrico”

Esportivo ganha solução inédita na linha GTS enquanto Carrera se mantém com 3,0 litros tradicional. Por Marcos Camargo Jr

imagens deste artigo Porsche Divulgação

A Porsche acaba de revelar no mercado europeu a dupla 911 GTS T-Hybrid e também o tradicional Carrera com atualizações de estilo para melhor aerodinâmico e eficiência. O lançamento da dupla no Brasil também já foi confirmado mas as primeiras unidades só devem chegar por aqui no início de 2025.

O Brasil também terá o Carrera e Carrera GTS “T-Hybrid” com tração traseira e carroceria cupê ou conversível que chegarão só em 2025. Em breve a Porsche do Brasil deverá comunicar o período de pré-venda.

O 911 traz várias novidades. Ele recebe uma revisão completa de visual para melhorar sua aerodinâmica, tecnologias inéditas de iluminação como o farol LED Matrix de nova geração que alcança 600 metros, aletas de ventilação dianteira entre outos novos elementos.
Há rodas com aro entre 19 e 20 na dianteira e até 21 na traseira sem falar no interior com várias novidades.

Além do novo motor há sistema Porsche Driver Experience com controles de largada, além dos úteis assistentes à condução do carro, painel digital com duas telas (uma delas curva) com elementos oriundos dos modelos clássicos em seus grafismos. A multimídia tem 10.9 polegadas enquanto o painel em si tem 12,6 polegadas.


Motor “T-Hybrid”
O motor do 911 T-Hybrid combina um 3,6 litros boxter em posição tradicional para delírio dos puristas e um turbocompressor elétrico que traz 15cv extras e um motor adicional elétrico de imã permanente (usado na linha Volkswagen e Audi) com transmissão de dupla embreagem e oito marchas. Além disso a linha eletrificada conta com um novo sistema de ajuste de chassi automaticamente conforme o piso e modos de condução.

O motor elétrico reforça a combustão com 56cv e 15kgfm de torque combinado acrescenta mais força para o 3,6 litros a gasolina somando 541cv e 62kgfm de torque. No total, 485cv são fornecidos pelo motor a gasolina o que ajuda o Porsche 911 T-Hybrid a alcançar 100km/h em 3 segundos e superar os 310km/h.

Já no 911 Carrera o motor é um 3,0 litros turbo não eletrificado com 394cv e 45,9kgfm de torque com 0-100km/h em 4s e quando acionado o modo Sport Chrono – se disponível – fica ainda mais rápido cumprindo a aceleração em 3,9s. A velocidade máxima é de 294km/h.