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Pneus run flat: como cuidar deles?

Antes restritos aos carros premium, pneus resistentes aos furos se popularizam: saiba como cuidar deles para que durem mais


Os pneus do tipo run flat parecem ter surgido como resposta aos incômodos furos que podem colocar fim em qualquer viagem de carro. Esses pneus que podem rodar mesmo quando furados, começam a ganhar cada vez mais espaço no Brasil. Já presentes em marcas como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Volvo, Lexus, Porsche e até marcas fora do segmento premium, os pneus desse tipo tem uma construção com reforços nas laterais que permitem suportar o peso do veículo mesmo sem ar sob pressão em seu interior. Hoje em dia modelos das marcas Ford e Chevrolet já contam com pneus estepe de uso temporário que são do tipo run flat também, e modelos como o Ecosport Titanium abriram mão de estepe para adotar pneus resistentes a furos.


O pneus run flat são capazes de rodar mesmo quando perdem o ar graças a essa construção mais forte porém muita gente não sabe como cuidar desse tipo de pneus e como fazer a correta manutenção e até mesmo se alguma manutenção preventiva é necessária. 
A primeira coisa a ser dita é que o pneu run flat é um pneu normal com compostos de borracha que suportam o veículo e que se desgastam com o tempo. Assim uma precisam ser trocados. A única diferença está na maior resistência a pregos e objetos que podem furar um pneu comum. Em alguns casos pneus com esse refoço lateral suportam até disparos de arma de fogo no caso de veículos que passam por processo de blindagem e levam reforços internos em toda a banda de rodagem.

Pneus Continental fabricados na Europa tem tecnologia Run Flat

Apesar dessa maior resistência, pneus run flat devem ser calibrados regularmente como instrui o manual de instruções. Isso ajuda na maior durabilidade desses pneus para que durem o maior tempo possível estimado em 60 a até 80 mil quilômetros. 

Ecosport Titanium 2020: pneus Run Flat, solução incomum no segmento mas que é tendência

É importante dizer que as rodas também devem ser aptas a usar pneus run flat. Nem todas as rodas permitem a sua utilização. Geralmente estas rodas tem sensores de monitoramento de pressão ou outro dispositivo que identifica um possível furo ou perda de pressão mostrando ao motorista que a ação é necessária.

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Alguns pneus run flat dispensam uso de estepe. Essa dispensa está prevista na Resolução 14/98 do Contran, complementada pela Resolução 259/2007, que estabelece que pneus do tipo run flat não precisam necessariamente ter uma peça extra no porta-malas. Por fim, olhar regularmente fazendo uma inspeção visual é um cuidado sempre necessário com pneus resistentes a furos. Isso aumenta a durabilidade do pneu e a segurança na rodagem.

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